RIBEIRÃO PRETO, SP, 19 de abril (Folhapress) – Um grupo de internos da unidade da Fundação Casa de Araraquara (273 km de São Paulo) fez uma rebelião na manhã de hoje.

Os adolescentes e jovens queimaram colchões e destruíram mesas e cadeiras, afirmou a direção da fundação, por meio de sua assessoria.

Participaram da rebelião os 28 jovens do Centro de Internação Provisória, segundo afirmou a assessoria da fundação.

Os bombeiros foram chamados para apagar as chamas. Um dos jovens inalou fumaça, passou mal e foi atendido na enfermaria do local.

Os funcionários da Fundação Casa estão em greve em todo o Estado, desde o dia 10. Em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), oito jovens fugiram na última segunda-feira.

Decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) determinou que durante a greve fosse mantida por até 70% dos funcionários.

O centro de Araraquara tem capacidade para 30 pessoas, e abriga jovens detidos à espera de decisões judiciais, num regime equivalente à prisão preventiva aplicada a maiores de idade.

O motim teve início por volta das 11h30 e foi controlado uma hora por funcionários da própria unidade, segundo a fundação.

A direção da unidade informou que os jovens não fizeram nenhuma reivindicação específica como causa da rebelião.

A Fundação Casa instaurou uma sindicância para apurar as causas e responsabilidades do incidente.

Segundo informou a assessoria da fundação, o fato não pode ser classificado como uma rebelião, mas como um “ato de indisciplina”, já que não houve incidentes graves.

O mesmo prédio possui também uma unidade para internação que abriga 40 jovens.