Um site voltado aos gêmeos e gêmeas (vizinhosdeutero.com.br) divulgou o resultado de uma consulta feita com seus leitores. Segunda as respostas, 90% sentem orgulho de ter um irmão gêmeo ou gêmea.

a base da pesquisa coletou 498 depoimentos enviados de março de 2010 a março de 2014. 50% dos gêmeos que responderam tem uma relação de amizade ‘romântica’ com o irmão/irmã, e 40% uma relação fraternal normal, sem romantismo. Para 10% dos gêmeos que participaram da pesquisa, o fato de ter nascido gêmeo é odiável.

Outro dado interessante é que nenhum gêmeo adulto diz ter ficado ficado traumatizado por vestir roupas iguais na infância, pelo contrário. Alguns escolhem continuar vestindo o mesmo estilo na fase adulta. O que incomoda mesmo são os adjetivos pejorativos.

Os dois pontos negativos mais ressaltados pelos gêmeos adultos, comparações — definitivamente o gêmeo não tolera ser comparado —, e interferência de terceiros. A intromissão alheia é extremamente prejudicial para a relação fraternal gemelar, diz o estudo.