SÃO PAULO, SP, 19 de abril (Folhapress) – O ex-jogador Gerson, tricampeão do mundo pela seleção brasileira, lamentou a morte de Luciano do Valle, hoje, após o narrador passar mal em um voo para Uberlândia.
Hoje comentarista da rádio Globo, Gerson disse que o Brasil perdeu o maior incentivador do esporte e descobridor de talentos. Inclusive, o ex-jogador começou a carreira como comentarista esportivo na televisão por meio de Luciano do Valle.
“Eu comecei com ele. Fui uma aposta dele. Depois estivemos juntos na TV Bandeirantes para cobrir Copas do Mundo, Olimpíadas. Fiz um programa famoso chamado “Apito Final’. Ele foi um grande companheiro, um grande amigo. Um incentivador do esporte”, disse Gerson, por telefone, à Folha de S.Paulo.
“Foi o descobridor de de vários e vários companheiros que estão na imprensa. Todos esses que estão hoje na televisão iniciaram com ele. Neto, Edmundo, Rivellino, eu. Ele apoiava todo mundo”, completou.
As ex-jogadoras de basquete Paula e Hortência também falaram sobre Luciano do Valle. Ambas destacaram sua preferência por todos os esportes.
“Foi o cara que abriu o mundo do esporte olímpico para o Brasil. Falou de tudo, de basquete, de vôlei. E falou de uma maneira positiva. Você assiste a um jogo da minha época com a narração do Luciano e isso só remete a coisas boas”, disse Paula.
“Ele foi o responsável por estimular uma das maiores rivalidades do esporte, entre Paula e Hortência. Ele que colocou o basquete feminino na televisão aberta, com emoção. Ele que trouxe outros esportes para a televisão, em uma época que só se falava em futebol. Era um parceiro, era um amigo. Ficávamos horas conversando”, disse Hortência.
Abaixo, outros depoimentos:
– “Nos últimos 37 anos tivemos uma disputa dura, mas muito leal. A luta pelos pontos de audiência nos tornou bons amigos. Para enfrentá-lo tive de me esforçar muito. Tive de batalhar todos os dias. Tive de me transformar em um conhecedor dos esportes que ele iniciou a transmissão. Hoje é um dia difícil. Trabalhamos juntos na Globo. Muitas vezes um tentava ajudar o outro quando um torcedor mais violento partia para a agressão. O que posso dizer é que a televisão brasileira ficou mais pobre. Ele é um marco, uma bandeira na televisão esportiva. Fui amigo, concorrente. Aprendi com ele. Ele morreu indo trabalhar.”
Galvão Bueno, narrador da TV Globo em entrevista à Band

– “Perdi aquele que foi para mim meu segundo pai. Ele foi o responsável por hoje eu ser comentarista na televisão. Me deu a oportunidade e me ensinou como fazer. Devo isso a ele. Fazer parte da vida dele foi maravilhoso.”
Roberto Rivellino, ex-jogador campeão do mundo em 1970 e comentarista da TV Cultura

“O esporte perdeu parte da sua história. Ele incentivou o esporte no Brasil mais do que ninguém. Fez grandes narrações, marcantes, e por isso hoje é um momento triste para todos nós.”
Emerson Fittipaldi, ex-piloto bicampeão mundial de F-1 e campeão da Indy

“Para mim é muito difícil falar alguma coisa nesse momento. É complicado porque a gente perde não só o melhor locutor que o Brasil já teve, mas alguém que me ajudou nos momentos mais difíceis da minha carreira. O que posso fazer é agradecer pelo que fez para mim e pelo esporte.”
Zé Roberto Guimarães, ex-jogador e técnico bicampeão olímpico de vôlei