Por Rafael Valente
SÃO PAULO, SP, 20 de abril (Folhapress) – O São Paulo prestou hoje uma homenagem ao narrador Luciano do Valle, 66, que teve um infarto e morreu na tarde de ontem, em Urbelândia (MG).
Os alto-falantes do estádio do Morumbi reproduziram a narração do segundo gol de Raí, na final do Mundial Interclubes de 1992, na disputa contra o Barcelona, em Tóquio. O time tricolor venceu por 2 a 1 e foi campeão.
O som foi reproduzido alguns minutos antes do time entrar em campo para enfrentar o Botafogo, no Morumbi, na rodada inaugural do Brasileiro.
O placar eletrônico do estádio fez uma saudação ao narrador. “Sua voz eternizou grandes momentos do Tricolor. Obrigado, Luciano”.
Ao final da reprodução do gol, os poucos torcedores que estavam presentes no Morumbi aplaudiram.
Ontem, o clube tricolor publicou uma nota lamentando a morte do narrador, com depoimento do presidente Carlos Miguel Aidar.
“Estou muito triste com a notícia, Luciano do Valle era um patrimônio do desporto”, disse o cartola na nota.
Luciano do Valle
Luciano do Valle viajava a Uberlândia, onde transmitiria o jogo entre Atlético-MG e Corinthians, hoje, mas passou mal dentro do voo. Ele chegou a ser levado para o hospital Santa Genoveva após o pouso, mas não resistiu e morreu às 16h15.
De acordo com Roberto Botelho, cardiologista que prestou os primeiros socorros a Luciano do Valle ainda no avião, o jornalista sofreu uma morte súbita “que acontece menos de uma hora depois de começarem os sintomas”.
Principal voz do esporte na rede Bandeirantes, Luciano do Valle teve duas passagens pela emissora: de 1983 a 2003 e de 2006 até os dias de hoje.
Além de se especializar na narração do futebol, ele foi um dos grandes divulgadores dos esportes olímpicos. Narrou boxe, onde lançou Maguila, basquete, vôlei, tênis e foi um dos ícones da geração de prata do vôlei masculino na década de 1980.
Casado com Flávia Comin, o locutor tem no currículo a cobertura de dez Copas e dez Olimpíadas.