Por Diana Brito
RIO DE JANEIRO, RJ, 20 de abril (Folhapress) – Um grupo de freis e um padre apartaram uma confusão entre um policial militar à paisana e um sem-teto do terreno da Oi, no início da tarde de hoje, durante almoço de Páscoa no estacionamento da Catedral Metropolitana do Rio.
Desde a madrugada de anteontem, cerca de cem pessoas –a maioria delas desalojadas do terreno da Oi– ocupam o entorno do templo.
Ativistas que participam da ocupação junto aos sem-teto disseram à reportagem que dois policiais militares à paisana observavam o movimento na região de dentro de um Pálio branco, parado no estacionamento da catedral. No momento, padres distribuíam marmita aos moradores de rua, como acontece todos os anos na Páscoa.
Ao serem abordados por um ativista, que questionava a procedência deles, um dos policiais teria respondido de forma irônica. Houve discussão e tumulto, mas ninguém ficou ferido.
PMs fardados chegaram para dar apoio. Um manifestante recebeu voz de prisão, foi imobilizado pelo pescoço e detido no carro dos PMs à paisana, que, segundo ativistas, sequer pediram o documento de identificação do rapaz.
Outros manifestantes reagiram à ação e quebraram os vidros do veículo. Após negociação com freis e um padre, o jovem, que não teve o nome revelado, foi liberado ali mesmo. A reportagem entrou em contato com a PM, mas não obteve retorno.
Noite às escuras
Os ocupantes afirmaram ainda que passaram a maior parte da noite às escuras porque as luzes da catedral ficaram apagadas. A assessoria da arquidiocese, no entanto, disse que manteve a iluminação normal do templo.
A reportagem tenta falar com o cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, desde ontem, mas ele não quer dar entrevista.
O assessor de imprensa de dom Orani afirmou que a Catedral do Rio “permanecerá fechada por tempo indeterminado até que haja solução para a situação dos manifestantes sem-teto”.
Ele também confirmou que o arcebispo passou na catedral durante o almoço de Páscoa, mas não falou com os ativistas. No total, foram distribuídas 1.200 quentinhas.
Mais cedo, Dom Orani ainda rezou uma missa de Páscoa na Paróquia Maria Mãe da Igreja e São Judas Tadeu, em Padre Miguel, zona oeste da cidade –já que as celebrações na catedral foram todas canceladas.