RIBEIRÃO PRETO, SP, 20 de abril (Folhapress) – A Fundação Casa de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) registrou fuga de 32 adolescentes durante a madrugada de hoje. Os jovens são primários e estavam na unidade Rio Pardo, de acordo com a assessoria de imprensa da instituição.

A fuga foi registrada por volta de 2h30 e a fundação não soube explicar como aconteceu. De acordo com a assessoria, foi aberta uma sindicância interna pela corregedoria para apurar os fatos.

A fuga acontece no momento em que funcionários da fundação de todo o Estado estão em greve, desde o dia 10. Decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) determinou que durante a greve fosse mantido 70% do número de funcionários.

Esta é a segunda fuga registrada na unidade de Ribeirão em uma semana. No último dia 13, oito adolescentes fugiram por volta de 20h30, quando os jovens que estavam em atividade esportiva na quadra conseguiram estourar o alambrado, acessar o pátio e pular o muro da unidade.

O juiz da Vara da Infância e Juventude de Ribeirão, Paulo César Gentile, afirmou que irá acompanhar as investigações da corregedoria. “Não quero acreditar que houve uma facilitação pelos funcionários”, afirmou.

Ele classificou a evasão como grave e afirmou que, no geral, as unidades em todo o Estado estão lotadas.

Além disso, segundo ele, a Justiça tem aumentado o tempo de internação dos jovens, o que pode ter resultado na fuga em Ribeirão.

“Optamos por segurar por mais alguns meses os adolescentes porque adotamos uma visão mais conservador. Estava havendo muita reincidência”, disse.