O outplacement é uma solução profissional responsável para melhor conduzir os processos de demissão nas companhias. É um sistema ganha-ganha, que beneficia a todos os envolvidos. Para as empresas, possibilita atuar de forma socialmente responsável e também garantir a qualidade do clima corporativo.
Para os executivos dispensados, o outplacement minimiza os impactos do desligamento.

*******************************************************************************************

Demitir com responsabilidade

Mostra também que está demitindo avaliza sua candidatura a um novo posto no mercado, oferecendo apoio de especialistas para que ele redefina a trajetória profissional. A consultoria Lens & Minarelli, especializada em programas de apoio à transição de carreira por demissão e aposentadoria, é a responsável pela introdução do a atividade de outplacement no Brasil. Tem como diferenciais programas para presidentes, diretores, gestores e especialistas executivos de alta na personalização dos programas, onde cada profissional é tratado individualmente, recebendo orientação particular, de acordo com o momento da vida profissional, ao contrário da tendência do mercado, caracterizada pela padronização de atendimento e foco em processos. A consultoria é integrante da CPI – Career Partners International, que reúne mais de 160 escritórios em todo o mundo. Conversamos com Luiz Augusto Minnarelli, presidente da Lens & Minarelli:

*******************************************************************************************

Como vê o avanço do papel do RH nas organizações?

Os profissionais de Recursos Humanos transformaram sua atividade: de uma área operacional, tornou-se uma função estratégica dentro das empresas, com um grande grau de profissionalização e sofisticação. Hoje sua visão é mais abrangente, englobando todas as facetas envolvidas no processo de cuidar dos colaboradores, desde o processo de seleção, passando por treinamento e desenvolvimento e também pela demissão e o pós-carreira.

*******************************************************************************************

Como estar atento e perceber às demandas nessa área?

Num mundo mais dinâmico e com mudanças cada vez mais constantes, a carreira dos profissionais é objeto de transformações cada vez maiores: um bom profissional, que executou um ótimo trabalho em determinada tarefa delineada pela empresa, amanhã pode não lhe ser mais útil, o que tem causado um aumento expressivo dos momentos de transição profissional vividos por estes executivos, A própria aposentadoria, que muitas vezes chega em uma idade onde o profissional se encontra em plena capacidade, tem sido vista com mais cuidados pelas empresas, que se preocupam em oferecer programas de apoio à transição de carreira por aposentadoria.

*******************************************************************************************

Quais são os planos da consultoria?

Nosso trabalho tem como bandeira a expressão “Gente Cuidando de Gente”. E temos também um firme posicionamento – um compromisso, na verdade – de ser uma empresa diferenciada no mercado, seja pela personalização de nossos programas, seja pelo atendimento individualizado aos executivos que por aqui passam. Em função disso, temos trabalhado com afinco nas seguintes linhas de atuação:

  1. No reforço do nosso foco: especialização em programas personalizados de transição de carreira para executivos de alto escalão
  2. Na produção de conteúdo relevante sobre Outplacement, compartilhado em nossos canais de comunicação,
  3. Na participação dos principais eventos e discussões da área de recursos humanos, principalmente quando o tema é Outplacement e Transição de Carreira
  4. Na troca de experiências, tecnologias e conhecimento com os membros do CPI – Career Partners International.

*******************************************************************************************
Curtas
  

* O buffet do restaurante Ticiano, do Hotel Quality, oferecerá diversas opções de antepastos e saladas que vão das tradicionais às mais sofisticadas nesta Páscoa, entre elas mussarela de búfala temperada, endívias recheadas com mousse de salmão e salpicão de peito de cordeiro. Entres os pratos principais do cardápio está o medalhão de mignon ao molho novelle e o conchiglione de brie e damasco gratinado. Alameda Dom Pedro II, 740, Batel.

* Livro – A Estratégia do Oceano Azul: Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante. Apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho).Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores.

* A 33ª. edição da Feira e Convenção Paranaense de Supermercados – Mercosuper – acontece de 22, a 24 de abril, em Curitiba (PR). Promovida pela Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), o evento reúne empresários para realizar negócios e estreitar relacionamentos.

*******************************************************************************************

Frase

Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor que se adapta às mudanças.
(Leon Megginson)