Além do recrutamento, o vídeo também está permitindo que as organizações implementem ambientes de trabalho flexíveis. Comprovadamente, isto aumenta a produtividade, reduz o tempo gasto pelos colaboradores no trajeto até a empresa e aumenta a satisfação pessoal e a lealdade, permitindo que os colaboradores tenham mais controle sobre o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
“O vídeo não apenas nos ajuda a melhorar a qualidade do nosso grupo de talentos e a reduzir o tempo de recrutamento e admissão, ele também ajuda a garantir a retenção dos melhores talentos, proporcionando fácil acesso a programas de desenvolvimento e um ambiente de trabalho flexível para os colaboradores”, pontua Daniel Sonsino, Vice-Presidente de Gestão de Talentos da Polycom. “Apesar das melhorias no processo de recrutamento, treinamento, retenção e trabalho flexível serem mensuráveis ??e visíveis, os benefícios intangíveis da vídeo colaboração também são relevantes. Melhorar a confiança, aumentar a produtividade, aprimorar o intercâmbio cultural e formar equipes mais eficazes são todas as áreas nas quais os dados não conseguem mostrar o valor – mas isso deve ser experimentado em primeira mão.
A colaboração por voz, vídeo e conteúdo está impactando muitas facetas da função de RH, incluindo retenção, engajamento e treinamento. O gerenciamento de videoconferência, gravação de vídeo e ativos de vídeo ajudam as organizações a diminuir os orçamentos para treinamento, minimizar os conflitos de viagem e agenda, além de evitar a perda de conhecimento por meio de atritos e aposentadorias, proporcionando colaboração mais fácil e frequente e acesso sob demanda para treinamento e conhecimento. A capacidade de gravar as sessões de treinamento ao vivo e reproduzir posteriormente para que as pessoas vejam nos momentos em que é mais conveniente para o seu horário de trabalho, permite uma entrega de conteúdos de formação mais eficiente e a reutilização desses.