Não são poucos os filmes, desenhos, séries e livros onde o arco e a flecha dividem os holofotes com os protagonistas. Robin Hood, Arqueiro Verde, Gavião Arqueiro, Guilherme Tell, Hank (do desenho Carverna de Dragão), Katniss Everdeen (de Jogos Vorazes), Susan Pevensie (de Crônicas de Nárnia) e a princesa Merida, do desenho Valente, estão entre eles. Isso sem falar na série Game of Thrones, que, na quarta temporada, usa e abusa das cenas com arco e flecha. 

Tanta exposição nas telas e páginas dos livros colocou o esporte de novo em destaque. O aumento na procura é confirmado por Helder Chin, instrutor do Centro de treinamento de Arco e Flecha Yellow Ball, em Piraquara (Região Metropolitana de Curitiba). O cinema, a TV e os livros têm influência muito grande em nosso esporte, que está muito ligado a heróis, virtude e inteligência. Nos Estados Unidos, existem estudos de marketing dos fabricantes de equipamentos para arco e flecha que tratam o lançamento destes filmes e livros com muita importância. Muitas marcas patrocinam os equipamentos dos filmes e o treinamento dos atores, explica ele.

Não há idade limite para praticar arco e flecha. O centro Yellow Ball possui praticantes de 5 a 67 anos. E também não há um perfil definido. Alguns procuram condicionamento físico, para melhorar a concentração, a destreza, para praticar um esporte em família ou em grupo. Mas quem queira apenas diversão.

Segundo Chin, entre os requisitos para o arco e flecha estão o interesse, capacidade de puxar o arco e principalmente ser obediente às regras de segurança. Estas últimas são muito simples mas devem ser seguidas estritamente, diz ele. A capacidade de puxar o arco também é simples porque existem arcos com peso muito leve de puxada, assim pequenas crianças podem se desenvolver desde cedo no esporte. É um dos esportes mais inclusivos dentro dos esportes olímpicos, tanto que pessoas sem braços podem praticar também armando o arco com os pés e disparando com a boca ou cegos atirando em alvos fundamentando-se em sua postura, conta Chin.

Entre os alunos, ele destaca os gêmeos Giovanni e Gabriel Nunes, 8 anos. Eles começaram as atividades conosco porque gostaram do arco e flecha e seu pai, o Antônio, também tinha interesse na prática. Assim, eles viram no arco e flecha uma ótima oportunidade de ter momentos juntos. E a partir deste convívio vão participar do primeiro campeonato oficial em família, pois a mãe, Desireé é a fotógrafa oficial da família Nunes e principal torcedora, diz.

 

Serviço
www.yball.com.br
www.fb.com/yballcwb
Rua Isidoro Canestraro, 111 – Piraquara
(41) 3667-4444
[email protected]
Horário de funcionamento:
Segunda a sexta: 14h as 21h
Sábados: 09h as 18h
Domingos e feriados: sob consulta