Um arquiteto com a visão de inovar o segmento de pizzarias em Curitiba. Assim é como se pode descrever Roberto Magnani, sócio proprietário do Avenida Paulista Pizzeria, com o conceito que rendeu dez anos de sucesso ao restaurante em Curitiba e uma filial em Brasília. O que começou de maneira sorrateira, mas cheia de novidades, foi e continua sendo exemplo e inspiração para muitos empreendedores. “Apesar de a pizza ser um produto muito sociável e agregador, ela não precisa ser servida de maneira simplória. A pizza tem seu glamour”, acredita Magnani.

No Avenida, o segredo fica por conta das pizzas de receitas pouco convencionais com ingredientes garimpados na culinária italiana. A tradição do tempero ítalo-paulistano, porém, se reflete em pizzas como a Calabresa Paulista, sem mussarela e com cebolas, ou ainda na Margherita Doc, com mussarela burrata. Todas as pizzas são preparadas com massa saborosa e impecavelmente assadas no forno à lenha. A qualidade dos produtos e serviços, assim como o ambiente temático e acolhedor são pontos em evidência no Avenida, afirma Magnani.

Para o empresário, as combinações inusitadas que tiram o Avenida do lugar comum são o destaque do local, mas revela: no Avenida nunca haverá pizza de strogonoff ou de M&Ms, mas sempre terá espaço para pizzas elaboradas e até divertidas, como a Pizza de Pétalas de Rosas, muito conhecida na cidade, conta. No cardápio, existem trinta sabores de pizza para serem degustados em um ambiente com som de piano ao vivo, diariamente. Estas receitas diferenciadas e cativantes levam tempo para nascer e somente são possíveis nos momentos de paixão pelo trabalho, afinal nós amamos fazer pizza, declara.

A originalidade do restaurante lhe rendeu diversos prêmios de gastronomia. O Avenida Paulista foi eleito por diversos anos a melhor pizzaria de Curitiba no VEJA Curitiba Comer e Beber – O Melhor da Cidade, no Prêmio Gula e no Prêmio Bom Gourmet. Além disso, possui o Certificado Internacional de Excelência por honrarias do TripAdvisor. Estes prêmios são reconhecimento de nossa dedicação, ao longo de todos estes anos, ao restaurante, declara.

Almoço

Ao longo dos anos, o Avenida Paulista começou a produzir artesanalmente e a servir massas lisas e recheadas para quem quisesse variar um pouco. A partir daí, as massas ficaram mais elaboradas e passaram a compor o cardápio e a fazer parte do almoço, ao lado da mesa de saladas e antepastos inspirados na Velha Itália. Os Tortelones Verdes e os Espaguetinis Paglia i Feno são um dos mais pedidos. Outro que não podemos mais tirar do cardápio é o Gnocchi de batata baroa com Molho de vitelo ao Malbec – o favorito do almoço, conta Magnani.

Sai o Bar, entra a Pizzeria 

A família curitibana adotou o Avenida e isso levou Magnani a mudar o nome do restaurante de Avenida Paulista Pizza Bar para Avenida Paulista Pizzeria. Temos um público mais família, logo, achamos que seria mais adequado fazer esta mudança, afirma.

E não foi somente o nome que mudou. O restaurante passou por mudanças na estrutura do local, com uma série de reformas feitas pelo arquiteto fundador. A mais marcante foi a instalação da redoma de vidro no balcão principal. A transparência manteve a técnica do visual merchandising conhecida como ‘vitrinismo’, permitindo a visualização no preparo das ‘redondas’. O público adora apreciar a montagem das pizzas e a atuação dos pizzaiolos, nossos verdadeiros artistas, diz Magnani. O mezanino no andar superior garante vista privilegiada do espetáculo e pode ser reservado para eventos.

Outras alterações foram ainda a climatização da casa e a instalação da adega suspensa, comandada pelo sommelier Whashington Uchoa, de São Paulo. Os vãos de vidro da fachada do restaurante ganharam ainda guarda-corpos feitos em ferro batido no estilo da casa. A colocação de iluminação cenográfica de LED e textura externa arremataram o projeto.

Novos desafios

O sucesso do restaurante em Curitiba chamou a atenção de investidores, o que possibilitou a abertura do restaurante em Brasília. Quando estávamos fazendo as pesquisas de local, um grupo construtor veio a Curitiba especialmente para conhecer nossa operação e se encantou. Isto facilitou a negociação e abertura da filial do Avenida, relata.

Embora o restaurante em Brasília esteja cada dia mais promissor, comandá-lo a distância é um desafio para Magnani, que busca, sem pressa, um operador local. “A cada dois meses entusiastas se interessam por nosso modelo de negócio para outras cidades, mas eu tenho atuado em consultorias e acredito, cada vez mais, na importância da gestão sólida. Gosto de ter a empresa realmente nas mãos. Por isso, se tiver que escolher parceiros para jogar futebol, para pescar ou para tocar uma empresa, procure aliar-se sempre aos bons. Espero que o Avenida cresça ainda mais, pois casamento é coisa séria, brinca Roberto Magnani.

Serviço:

O Avenida Paulista Pizzeria funciona nos seguintes horários:

No almoço, funciona de segunda a sexta-feira das 12h às 14h30. Já no período da noite o restaurante funciona de domingo a quinta-feira, das 18h30 às 00h e sexta-feira e sábado das 18h30 à 01h.