São mais de 380 partidas pelo Internacional e 14 títulos, entre eles duas Copa Libertadores e um Mundial de Clubes. Aos 39 anos, o zagueiro Índio se prepara para se despedir do futebol. Com contrato até junho com o Internacional, o jogador poderá deixar o Beira Rio após nove anos. E o destino, segundo especula a imprensa gaúcha, poderá colocar o xerifão colorado no Alto da Glória.

O técnico Celso Roth, que trabalhou com Índio entre 2010 e 2011, teria indicado o jogador para a diretoria, que já teria sondado o jogador para que ele vestivesse a camisa verde e branca durante o Campeonato Brasileiro.

Índio já disse no começo de abril que ainda não pensa em abandonar os gramados. Sonha, porém, em encerrar a carreira no Internacional. E o clube gaúcho estaria interessado em renovar o contrato do jogador por mais seis meses.

Idolatria

A idolatria da torcida colorada por Ìndio é tão grande que o ex-presidente do Internacional, Fernando Carvalho, afirmou recentemente que, no seu Inter de todos os tempos, a dupla de zaga é formada por Elias Figueroa e Índio. Com 387 jogos, o zagueiro ocupa a nona colocação entre os atletas que mais atuaram pelo Colorado, a seis partidas de superar o oitavo colocado, Paulo Roberto Falcão. Além disso, o jogador já anotou 33 gols com a camisa vermelha, o maior zagueiro-artilheiro que o torcedor do Internacional já viu.

Exemplo de vida

Antes de se tornar jogador de futebol e alcançar o posto de ídolo em um dos maiores clubes brasileiros, Índio teve de lutar muito. Como precisou ajudar a família financeiramente, largou os estudos quando tinha apenas nove anos e estava na terceira série. Começou a vender sorvete e também trabalhou como cortador de cana no interior de São Paulo.