Cientistas brasileiros e americanos descobriram uma nova superbactéria altamente resistente ao antibiótico vancomicina. A revista científica The New England Journal of Medicine relata que a nova linhagem pode ser encontrada fora de hospitais, principal local de contaminação, sendo transmitidas, principalmente, por contato com a pele.

Ainda é cedo para se dizer se a superbactéria é uma ameaça. Até agora, apenas um paciente, que morreu em São Paulo, foi identificado com a infecção. Contudo, um estudo aponta que indivíduos saudáveis também podem contrair este tipo de infecção por estafilococos.

A nova cepa foi detectada em agosto de 2012 e preocupa por pertencer a uma linhagem molecular que é comumente associada ao ambiente não hospitalar, designada com o termo “associadas à comunidade” (CA-MRSA, na sigla em inglês). Como a vancomicina, remédio comum e de baixo custo utilizado para tratar infecções causadas por bactérias Staphylococcus aureus resistentes à metilicina, não funciona, é necessário um tratamento mais caro para eliminar a superbactéria.