Os professores da rede estadual de ensino começam, hoje, uma greve geral da categoria. Para marcar a deflagração do movimento, a partir das 9 horas será montado um acampamento em frente ao Palácio Iguaçu, que ali permanecerá por tempo indeterminado. Às 10 horas acontece também um ato público no local.

Os professores exigem a implementação da hora-atividade e um novo modelo de atendimento à saúde, além do reajsute acima da inflação, entre as principais reivindicações. Também serão realizados atos regionais, coordenados pelos Núcleos Sindicais da APP-Sindicato. O objetivo é envolver os educadores de todo o Paraná na mobilização, para pressionar o governo a atender a pauta prioritária da categoria.
Amanhã, funcionários de escola participam do Seminário Estadual de Funcionários (as) de Escola. A atividade será realizada em frente ao Palácio Iguaçu, no acampamento da greve.

 

Secretaria reafirma diálogo com categoria
A Secretaria de Estado da Educação emitiu nota, ontem, reafirmando que mantém diálogo permanente com os profissionais do magistério e está honrando a pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicado dos Professores do Paraná desde o início da atual gestão.
Sobre a hora-atividade, a Educação informa que já implementou parte dela, e que o tempo restante deve ser implantado até o próximo ano letivo, quando os novos professores selecionados no atual concurso assumem suas funções.
O sindicato pede também reajuste de 10%, mas o governo pode oferecer 6,06% na data base, mas que nos últimos três anos já concedeu 26% de reajuste na equiparação salarial da categoria, elevando o salário base (com auxílio transporte) para R$ 3.005,94.
Também está em fase final um concurso público para a contratação de 13,7 mil novos professores e pedagogos.