O Festival Brasil Sabor está de volta. Na edição 2014, o tema do evento é ‘O Brasil inteiro pedindo mais um’, fazendo referência aos títulos conquistados pelo país na Copa do Mundo. Ele contará com a participação de diversos restaurantes da capital paranaense e do interior. O festival, que acontece pelo nono ano consecutivo, tem como objetivo oferecer pratos que representem a gastronomia local a preços especiais. Para participar, basta ir a um dos restaurantes participantes e pedir o prato que foi escolhido para o festival. O evento é organizado na capital paranaense pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/PR).

As inscrições dos restaurantes ainda estão abertas, mas vários estabelecimentos já confirmaram participação, como a Casa Lilás com o prato ‘paçoca de carne paranaense com quibebe’, o Quintana Café & Restaurante com a ‘costelinha suína ao molho de cítrico e tomilho, purê de tubérculos orgânicos e crocante de castanha e ervilha’ e o Santa Marta Bar, com o típico ‘pierogi de barreado’. No interior alguns dos destaques são a ‘costelinha à pururuca com cabotiá caramelada’ da Churrascaria do Gaúcho (Foz do Iguaçu), o ‘satay de frango’ do Varanda (Londrina)e o ‘siri burger’ do Bet’s Pasta & Burger. Confira a lista completa dos pratos de cada restaurante, bem como o horário de funcionamento no link: www.brasilsabor.com.br/festival/cidades/exibir/619.html. Cada um dos estabelecimentos terá um espaço gastronômico na abertura do Festival Brasil Sabor, que acontece em 30 de abril no Museu Oscar Niemeyer apenas para convidados.

Premiação pela conservação

O movimento Gastronomia Responsável, que leva a conservação da natureza para o preparo dos pratos, participará novamente do Brasil Sabor, premiando as três melhores receitas que seguirem os princípios da iniciativa. São eles, a utilização de alimentos orgânicos, o uso integral dos alimentos para evitar o desperdício, trabalhar com fornecedores locais para reduzir a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEEs) e não utilizar espécies que estejam ameaçadas de extinção.

O estande do Gastronomia Responsável, que foi criado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, será decorado no estilo de um ‘empório’ antigo. Nele, os visitantes poderão participar de uma atividade interativa e experimentar deliciosos brigadeiros gourmet, também preparados de acordo com os princípios do movimento nos sabores limão siciliano, laranja e banana.

A diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes destaca a importância na participação do evento. O Brasil Sabor é um dos maiores festivais de gastronomia do país, por isso é muito importante aproveitar essa oportunidade para disseminar os conceitos responsáveis que podem ser aplicados à gastronomia, afirma.

Abertura Festival Brasil Sabor

Data: 30 de abril
Local: Museu Oscar Niemeyer
Festival: de 01 a 18 de maio nos restaurantes participantes
Mais informações: www.pr.abrasel.com.br, www.brasilsabor.com.br ou (41) 3029-4244.

 

 

 

 

GastroResponsavel_(c)Jose D’Ambrosio Neto.jpg