Faleceu nesta terça-feira (22) o médico pediatra Izrail Cat, de 91 anos, um dos fundadores do Hospital de Clínicas (HC), em Curitiba. Ele foi vítima de falência múltipla dos órgãos e insuficiência renal. O sepultamento será realizado às 16h desta quarta-feira (23), no Cemitério Parque Iguaçu, e o enterro ocorre na sequência.

Cat foi submetido a uma cirurgia para implante de uma válvula cardíaca no dia 7 de abril no Instituto do Coração (InCor) do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Cat ficou internado até o dia da morte.

Além de ser um dos fundadores do HC, vinculado a Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1961, o médico também foi um dos responsáveis pela criação da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do estado, em 1982.

Professor Cat formou-se em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1951. O médico fundou também o programa de pós-graduação em Pediatria da UFPR, em 1975. Cat era especializado em Medicina Intensiva Pediátrica e dedicou seus estudos aos cuidados de crianças gravemente enfermas. Nos últimos anos, se especializou em cuidados paliativos, devotando seus esforços à implantação dessa linha de cuidados no Hospital de Clínicas.

Izrail Cat nasceu na Romênia, na cidade de Bricenia. O médico teve quatro filhos, dois deles seguiram os passos do pai e se formaram médicos.