A classe média americana já não é a mais rica do mundo, segundo o “New York Times”.
Enquanto os americanos mais ricos estão se destacando no cenário global, uma análise da publicação americana mostrou que, entre as camadas de renda média e baixa, os cidadãos de outros países vem recebendo aumentos consideravelmente maiores ao longo das últimas três décadas.
Segundo a pesquisa, os dados também revelam uma situação pior para os americanos pobres. Uma família no 20º patamar da distribuição de renda no país ganha menos dinheiro do que uma família parecida no Canadá, na Suécia, na Noruega, na Finlândia ou na Holanda. Há 35 anos, a situação era a oposta.
Ainda que o crescimento econômico nos EUA siga mais forte do que em muitos países, uma pequena parte das famílias americanas vem sendo totalmente beneficiada com isso.
O rendimento médio no Canadá empatou com o americano em 2010 e, desde então, provavelmente superou o americano. Nos países da Europa ocidental, embora os números ainda sejam inferiores aos dos EUA, a diferença é muito menor do que há uma década.
Os dados foram compilados pelo LIS (sigla em inglês), grupo que mantém o banco de dados de estudo de renda em Luxemburgo e pelo “The Upshot”, site do “New York Times” e foram revisados por acadêmicos da área de economia.