Nesta terça-feira (22), depois de receber o diagnóstico de dengue, uma menina de 5 anos morreu em Sarandi. Porém, a Secretaria de Saúde do município afirmou que não há a confirmação de que a doença seja a única causa da morte.

Há 15 dias, a criança passou mal e seus pais a levaram para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), segundo a Prefeitura. A garota passou por exames e foi liberada. No dia seguinte, ela foi levada novamente à UPA com os mesmos sintomas e teve de ser encaminhada ao Hospital Metropolitano, onde permaneceu internada por quatro dias, conta o secretário de Saúde, Jair Carneiro.

O secretário declarou que “foi comprovado por meio de exames que a menina tinha dengue. Ela teve complicações, foi transferida para o Hospital Universitário de Maringá, onde estava há uns 10 dias. A morte pode ter sido causada por outras doenças ou pela própria dengue. Só vamos saber em 30 dias, quando saem laudos finais”.

Se confirmada, a morte da menina será a segunda por dengue em Sarandi. A primeira foi a de um servidor público de 45 anos, no início do ano passado. O município registrou, de 1º de janeiro até esta quarta-feira (23), 365 casos confirmados da doença. De acordo com a prefeitura, as notificações passam de 1,5 mil.

“A morte desta criança é uma derrota para a cidade. Na época em que estamos, é inadmissível que uma pessoa ainda morra por dengue. As pessoas têm que aprender que a doença é algo sério, que precisa de cuidado de todos. Enquanto a população não tiver consciência disso, mais pessoas vão morrer”, lamenta Carneiro.