Por Rafael Reis

SÃO PAULO, SP, 23 de abril (Folhapress) – O ex-atacante português Luis Figo, 41, eleito o melhor jogador do mundo em 2001, afirmou hoje que o sucesso ou o fracasso da seleção do seu país na Copa será determinado pelo futebol de Cristiano Ronaldo.

Companheiro de Figo na Eurocopa-2004 e no Mundial de 2006, o astro do Real Madrid foi o último vencedor do prêmio de craque do ano concedido pela Fifa.

“[O resultado de Portugal] Vai depender muito de como vai se encontrar o Cristiano Ronaldo depois de uma temporada tão desgastante”, disse Figo, durante apresentação à imprensa dos bancos de reserva que serão utilizados no Mundial.

Segundo o ex-jogador, Portugal tem condições de chegar à primeira decisão de Mundial de sua história, mas desde que carregada nos ombros por seu principal nome.

“Nós, os portugueses, temos a esperança de que é possível chegar à final se o Cristiano fizer uma grande Copa.”

Figo disse ainda que não vê nenhum problema no fato de Portugal depender demais do seu maior jogador e que o técnico Paulo Bento deve montar o time priorizando o talento do atacante.

“Não somos como o Brasil, a Argentina, a França. Somos um país pequeno e temos poucas opções [de jogadores]. Quando você tem o melhor jogador do mundo, tem que ser dependente dele.”

Ex-Sporting, Barcelona, Real Madrid e Inter de Milão, Figo é o recordista de jogos com a camisa de Portugal (127) e disputou as Copas do Mundo de 2002 e 2006.