SÃO PAULO, SP, 23 de abril (Folhapress) – O bar Mercearia São Pedro, reduto de escritores, cineastas e atores na Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, continua funcionando apesar de ter sido interditado pela prefeitura na última quinta-feira.

Segundo a prefeitura, o bar da rua Rodésia foi fechado após uma equipe do Psiu (Programa de Silêncio Urbano) fazer a medição de barulho no local. Em nota, a administração municipal afirmou que o “local não havia se adequado aos parâmetros da legislação”.

Pessoas que moram na região, porém, afirmam que o estabelecimento continua funcionando normalmente durante os dias, fechando apenas por volta das 18h.

O dono do bar, Pedro Issa, disse à reportagem que o advogado dele estava “sentado com o juiz” para tratar dos detalhes da reabertura da casa. “Fui orientado por ele a não me manifestar”, afirma.

A prefeitura afirmou que “dará continuidade às suas ações de fiscalização e caso seja constatado que o estabelecimento permanece com sua atividade, sem a adequação, o local será emparedado”.

Fiscalização

Em 2007, a Mercearia fora multada em R$ 25 mil por estar aberta após a 1h, o que a lei 12.879 veta. Em 2011, uma segunda multa foi aplicada, pelo mesmo motivo.

Em fevereiro deste ano, o Psiu já havia estado lá e “constatado ruído de fundo dentro dos limites”.

A casa, aberta na década de 1970, virou ponto de encontro de artistas.

O escritor Ronaldo Bressane (de “Mnemomáquina”) já escreveu um perfil do lugar. “O bar assistiu a um monte de modas boêmias desfilarem e continua exatamente igual, quiçá com os mesmos amendoins e grãos-de-bico de 40 anos atrás”, escreveu Bressane para a revista Serafina de maio de 2009.