Um grupo de investigadores estudou o Twitter e o tipo de publicações que os seus utilizadores fazem e chegaram à conclusão que é possível prever até 25 tipo de crimes. O estudo, levado a cabo por investigadores da Universidade da Virginia, nos Estados Unidos, foi publicado recentemente na revista científica Decision Support Systems.
Um dos responsáveis pela investigação, Matthew Gerber, explicou, em entrevista às agências internacionais, que as pessoas publicam tweets sobre as suas atividades cotidianas o que permite a analistas perceber o contexto que as rodeia e, assim, prever possíveis crimes. Estas atividades do cotidiano colocam as pessoas em contextos em que há a possibilidade de que seja cometida alguma infração. Por exemplo, se eu e muitas outras pessoas publicarmos tweets a dizer que nos vamos embebedar, então sabemos que é provável que aconteçam infrações relacionadas com o álcool, explicou.

A equipa liderada por Matthew Gerber analisou os tweets de alguns locais da cidade de Chicago e, auxiliados pela base de dados criminal local, identificaram as regiões nas quais o risco de serem cometidos crimes é maior.
A análise do Twitter é útil porque, explicou Gerber, ajuda a perceber quais os locais onde é necessária uma maior intervenção preventiva da polícia. “Esta aproximação permite ao analista visualizar e identificar rapidamente as áreas com forte criminalidade, visto que as potenciais infrações ocorrem nos mesmos lugares”.