Por Lucas Sampaio e Natália Cancian

SÃO PAULO, SP, e CAMPINAS, SP, 23 de abril (Folhapress) – Funcionários que paralisaram hoje parte da obra de ampliação do aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (93 km de São Paulo), retomarão as atividades amanhã, segundo o sindicato da categoria.

Segundo o sindicato, que representa os cerca de 8.000 trabalhadores da obra, após reunião com o consórcio construtor ocorrida à tarde, ficou decidido que os operários voltarão às atividades.

A paralisação começou por volta das 8h. Envolveu empregados de uma das quase cinquenta empresas terceirizadas que prestam serviço na obra, com adesão de funcionários de outros setores.

A estimativa é que cerca de 1.500 trabalhadores tenham aderido à paralisação, segundo o Sintrapav (sindicato dos trabalhadores nas indústrias da construção pesada de SP). De acordo com a entidade, o movimento atingiu 30% das obras.

O consórcio construtor, no entanto, diz que apenas 300 trabalhadores pararam e as obras não chegaram a ser suspensas.

Parte dos terceirizados não recebem benefícios como vale-alimentação e plano de saúde, segundo o sindicato, e o consórcio concordou na reunião em oferecer os benefícios para aqueles que ainda não recebiam.

O consórcio diz esperar que os funcionários retomem as atividades amanhã, mas não confirmou a ampliação de benefícios aos terceirizados.

Negociações

Não é a primeira vez que os trabalhadores suspendem temporariamente as atividades em Viracopos. Em outubro de 2013, um acidente na área externa das obras causou a morte de um funcionário e deixou outro ferido, o que gerou protestos. Em novembro de 2012, funcionários também pararam as obras por uma semana.

O movimento de hoje ocorreu uma semana antes do início das negociações entre o sindicato e o CCV (Consórcio Construtor de Viracopos). Os trabalhadores já entregaram as reivindicações, que incluem 10% de aumento real (mais correção pelo INPC), vale alimentação de R$ 600 e hora extra a 150% do valor da hora normal de trabalho.

A data-base é 1º de maio, e a obra de ampliação tem de estar pronta no dia 11, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A obra envolve a construção de um novo terminal de passageiros, pistas de taxiamento para aeronaves, um edifício-garagem para 4.000 veículos e obras viárias de acesso ao aeroporto. O custo estimado é de R$ 1,4 bilhão e 90% da obra está concluída, segundo a concessionária que administra Viracopos.

O consórcio, no entanto, não irá entregar todas as obras previstas para a Copa do Mundo.

Principal intervenção anunciada, o novo terminal de passageiros, por exemplo, será aberto só de forma parcial em junho, a poucos dias do torneio. Apenas parte do saguão principal e as áreas de embarque e desembarque internacionais estarão funcionando.