Por Daniel Médici

SÃO PAULO, SP, 23 de abril (Folhapress) – A Câmara Municipal de São Paulo homenageou hoje os 40 anos da Revolução dos Cravos, que serão completados amanhã.

A insurgência portuguesa derrubou o regime salazarista no país.

Com cravos colocados na plenária e na lapela dos componentes da mesa, os discursantes citaram diversos militantes anti-salazaristas, lembrando integrantes do jornal “Portugal Democrático”, editado em São Paulo por imigrantes resistentes.

Idelfonso Garcia, presidente do Centro Cultural 25 de Abril e primeiro a discursar, ressaltou o caráter pacífico do movimento contra um regime cuja polícia política “fichou mais da metade da população portuguesa”.

Ele criticou, no entanto, o atual governo português por implantar as reformas econômicas exigidas pela troica (grupo de credores formados pelo FMI, o Banco Mundial e o Banco Central Europeu) necessárias para o resgate econômico do país.

“Os objetivos da Revolução dos Cravos regrediram atualmente em Portugal”, disse, criticando “o trabalho precário e o desemprego fomentados pelo Estado”.

Festa

Antonio Ramos, presidente da Casa de Portugal, celebrou o caráter festivo da revolução. “O povo foi à rua, houve uma grande confraternização com os militares. Não houve mortes, prisões ou perseguições, nem mesmo aos membros da polícia política”, lembrou.

O levante dos militares do MFA (Movimento das Forças Armadas) completa 40 anos amanhã. O movimento visava a instalação de um democracia pluripartidarista, abolição da polícia política e a restituição das liberdades de expressão e reunião, abolida por Salazar nos anos 30.

Com a derrubada do regime de Marcelo Caetano, sucessor de Salazar desde a morte deste, parte da população civil saiu às ruas para comemorar e colocou cravos no cano das armas dos militares insurgentes, fato que deixou o ato conhecido como Revolução dos Cravos.

Para o início das operações clandestinas, os militares usaram, como senha, a execução da canção “Grândola, Vila Morena”, censurada pelo regime, em uma rádio, no meio da madrugada.

A música, um dos símbolos da revolução, foi também cantada no início da sessão solene.