Por Dimmi Amora

BRASÍLIA, DF, 24 de abril (Folhapress) – Mesmo com um índice de 16% de voos comerciais atrasados ou cancelados durante o feriado da Semana Santa, o governo considera que os aeroportos passaram em mais um teste de logística antes da Copa do Mundo.

O índice significou o atraso ou cancelamento de 2.528 voos no país durante os seis dias de operação (dos dias 18 a 22), mas ficou abaixo do verificado em outros períodos de operação especial, como Carnaval e Fim de Ano, quando chega a bater em 20%.

Na Semana Santa, o número de passageiros foi 12% maior se comparado ao mesmo período do ano passado, o que significou uma média diária de 583 mil passageiros –o dobro da média diária esperada para o período da Copa.

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, afirmou que os atrasos estão em número “adequado” e não provocaram grandes transtornos aos passageiros ou ao sistema.

Um dos principais transtornos na Semana Santa foi o fechamento do Aeroporto Santos Dumont (RJ) no dia 18 devido à chuva forte, o que gerou problemas em outros aeroportos que receberiam os aviões vindos do Rio de Janeiro.

A Copa ocorrerá no inverno, quando são comuns os fechamentos de aeroportos no Sul e Sudeste devido à neblina.

Segundo o ministro, o planejamento para a Copa inclui um plano operacional para minimizar os problemas de atraso em caso de fechamento dos aeroportos por causa do mau tempo, desviando aeronaves para outras unidades.

Alerta

Outro problema durante a Semana Santa, a falta de luz no aeroporto do Galeão (RJ) ocorrida no último sábado não provocou atrasos significativos, segundo a Secretaria de Aviação Civil, mas deixou passageiros irritados. Ele também serve de alerta para o Mundial.

Isso porque vários aeroportos estarão iniciando a operação de terminais novos, ainda não testados em momentos de pico de uso. Aeroportos de Brasília (DF), de Guarulhos (SP) e de Campinas (SP) terão novas alas entregues apenas no próximo mês.

Em Natal, todo o aeroporto será transferido para uma nova unidade que está sendo construída na cidade de São Gonçalo do Amarante. A operação no novo aeroporto começa em 22 de maio, apenas 20 dias antes da Copa.

Mas o fator que pode ser decisivo no sucesso da operação na Copa é um número menor de usuários que o esperado. De acordo com dados da secretaria, foram disponibilizados 11,5 milhões de assentos nos dias do evento, mas apenas 12% deste total haviam sido vendidos até a semana passada.

A média de ocupação dos voos no país está em 70%, o que aponta até agora para uma ocupação abaixo do normal no período da Copa.