SÃO PAULO, SP, 24 de abril (Folhapress) – Um falha na comunicação via rádio foi a causa da bandeirada antecipada para Lewis Hamilton no GP da China de F-1, disputado no último domingo.

Quando faltavam algumas voltas para o encerramento da quarta etapa do Mundial, em Xangai, o diretor da prova, Zhuang Tao, perguntou a Charlie Whiting, diretor da FIA, se uma bandeira branca deveria ser mostrada ao piloto da Mercedes para indicar a última volta, no 55º giro.

Via rádio, Zhuang repassou então a mensagem para o fiscal responsável pelas bandeiras: “Não dê a bandeirada agora”.

Mas o fiscal não escutou ou não entendeu a palavra “não” e mostrou a bandeira quadriculada a Hamilton quando o piloto da Mercedes abriria sua última volta na prova em Xangai.

Hamilton viu de relance e estranhou que ninguém de seu time estivesse no muro para festejar seu triunfo. Apesar de ter desacelerado naquele momento, perguntou para a Mercedes, via rádio, se a corrida havia terminado. Recebeu a resposta de que não e de que deveria completar a volta.

Depois, recebeu mais uma bandeirada, esta sim festejada no muro pelos mecânicos da Mercedes.

Mas, por conta de uma regra no regulamento da F-1, se a bandeira quadriculada é acionada antecipadamente por qualquer que seja o motivo, o resultado que vale é o da volta anterior.

No caso do GP da China, não houve mudança em termos de pontuação para nenhum piloto.