SÃO PAULO, SP, 24 de abril (Folhapress) – O jovem de 15 anos que viajou escondido no compartimento do trem de pouso tinha problemas na escola, disse um homem identificado como seu pai à rádio Voice of America’s Somali.

O menino somali não recebeu educação na África, segundo Abdilahi Yusuf Abdi, identificado na rádio como Yahya Abdi. “Desde que chegamos aqui [nos EUA], ele teve dificuldades de aprendizagem na escola. Ele não é bom em matemática e ciência, creio que esses problemas o incomodavam”, disse.

Esse teria sido o motivo que levou o adolescente a pular a cerca de segurança do aeroporto de San José e entrar na fenda de uma das rodas do trem de pouso de um Boeing 767.

Embora sua intenção fosse chegar à Somália, onde vivem sua mãe e seus avós, o avião no qual se escondeu viajava de San José, na Califórnia, até Maui, no Havaí.

O voo de cinco horas e meia de duração alcançou uma altitude de 11.582 metros e temperaturas de -62ºC, o que levou o menino a desmaiar.

Médicos especialistas explicam que o frio reduziu a necessidade de oxigênio para o cérebro, garantindo sua sobrevivência.

“Quando eu vi a análise sobre a extraordinária e perigosa viagem do meu filho na TV e que Alá o salvou, eu agradeci a Deus e fiquei muito feliz”, disse o pai.

“Ele sempre pensou em voltar para a África. Nós queremos voltar, mas devido às condições de vida atuais, não podemos”, disse Abdi.

O menino continua hospitalizado no Havaí sob custódia de autoridades de bem-estar da criança, segundo porta-voz do Departamento de Serviços Humanos do Estado.

Depois de encontrado, o menino parecia cansado e foi alimentado.

O diretor da escola onde estuda em Santa Clara, Califórnia, disse à afiliada da rede de TV CNN que ele terá acesso a psicólogos quando voltar.

O menino vive com o pai e a madrasta em Santa Clara, para onde se mudaram há poucos meses.