Por Felipe Souza

SÃO PAULO, SP – O Ministério do Trabalho deve fazer amanhã uma força-tarefa para agilizar os pedidos e entregas de carteiras de trabalho a imigrantes haitianos que têm chegado a São Paulo nas últimos semanas. A expectativa é que ao menos 45 estrangeiros já recebam o documento amanhã.

A reportagem esteve na tarde de hoje na paroquia Nossa Senhora da Paz, no bairro do Glicério, região central da capital, e presenciou a situação precária dos haitianos. Cerca de 200 deles estão abrigados no local, onde dormem no chão, improvisando colchões com cobertas e outros pertences.

O superintendente do Ministério do Trabalho, Luiz Antônio Medeiros, afirmou que espera resolver o problema de falta de carteira de trabalho até a próxima segunda-feira -sem a força-tarefa, a espera por esse documento pode chegar a três meses, segundo ele.

“Estamos aqui para prevenir e combater o trabalho precário. Se não há carteira de trabalho, não há emprego regularizado”, afirmou Medeiros, que apontou ainda que entre as empresas interessadas na mão-de-obra haitiana há principalmente frigoríficos e empreiteiras.