Ex-ministra-chefe da Casa Civil e hoje uma das principais vozes do Palácio do Planalto no Congresso, a senadora Gleisi Hoffmann (PT) disse ontem que o PT vai apresentar o mais rápido possível os nomes que integrarão a CPI da Petrobras. Segundo a petista, a lista com os indicados da sigla possivelmente será anunciada na próxima semana.
Vamos fazer de tudo e colaborar para que esta CPI tenha um bom desenvolvimento, disse a senadora. Gleisi afirmou que a base aliada fará um esforço para manter em funcionamento no Congresso duas comissões: a da Petrobras e a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para apurar as denúncias envolvendo o cartel de trens em São Paulo. Mais cedo, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), anunciou que a estratégia dos aliados será apoiar a criação de uma CPI mista para investigar o caso Alstom, que sugere o envolvimento de tucanos em São Paulo.
Na tribuna do plenário, o líder do PSDB na Casa, Aloysio Nunes Ferreira (SP), reagiu à iniciativa da base aliada. Nós não nos intimidamos com isso. Promovam as investigações que quiserem. Aliás, porque não as promoveram antes? Será por que têm receio dos negócios que a Alstom fez no setor elétrico do governo federal? Têm receio de investigarmos os cartéis da CBTU?, declarou.