RIO DE JANEIRO, RJ, 24 de abril (Folhapress) – A Anistia Internacional Brasil emitiu nota hoje em que pede empenho na apuração das mortes do dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira e de outro rapaz, Edilson Silva dos Santos, ocorridas na terça na favela do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, zona sul do Rio.

“As mortes de Douglas Rafael da Silva Pereira e Edilson Silva dos Santos devem ser devidamente investigadas e os autores responsabilizados”, informou.

Além de chamar a atenção para as circunstâncias dos crimes, a Anistia Internacional menciona que “infelizmente, o índice de homicídios de jovens em territórios de favelas e periferias é alarmante” e que “a polícia brasileira está entre aquelas que mais matam no mundo, segundo dados da ONU”. O órgão prossegue registrando que “entre os jovens, a proporção de mortes é duas vezes maior se comparada com a idade adulta” e que 78% das vítimas são negras.

Por fim, a nota pede que “seja reconhecida a necessidade urgente de mudanças estruturais na organização das polícias, que incluam a sua desmilitarização, o aumento da transparência e a implementação de um controle externo efetivo das atividades policiais”.