Por Giovanni Bello

SÃO PAULO, SP, 30 de abril (Folhapress) – Os bombeiros de Xaxim, na região oeste de Santa Catarina, encontraram na manhã de hoje o corpo de um menino de oito anos que foi arrastado pela correnteza ontem –quando choveu forte em pelo menos 14 cidades do oeste catarinenses.

O temporal atingiu Xaxim no final da tarde. Segundo os bombeiros, o garoto e o tio tentavam atravessar um rio na fazenda Santo Antônio enquanto conduziam o gado para outro lugar devido ao mau tempo.

O homem carregava o menino quando a correnteza de um riacho o derrubou. A criança caiu na água e foi arrastada. As buscas foram suspensas à meia-noite de ontem e retomadas nesta manhã, quando a chuva deu uma trégua.

O corpo do garoto foi encontrado a pouco mais de 50 metros do local do acidente. O tio sofreu apenas ferimentos leves.

Chuvas no Estado

De ontem para hoje, o volume de chuvas foi alto na região oeste de Santa Catarina. A Defesa Civil do Estado registrou 14 municípios com volume de chuva superior a 100 mm nas últimas 24 horas. A média esperada para o mês de abril é de menos de 200 mm.

Um deslizamento de terra interditou a rodovia SC-480, que liga o município de Seara a Xavantina. Outro deslizamento afetou a SC-286, entre Seara e Chapecó.

Em Xaxim, alguns bairros foram alagados, mas as famílias já retornaram às suas casas. Em Ipuaçu, no centro da cidade, houve um deslocamento de cabeceira de ponte, e em Ponte Serrada cinco famílias estão em abrigos.

As cidades que registraram o maior volume de chuvas em Santa Catarina foram Dionísio Cerqueira, Mondaí, Passos Maia, Pinhalzinho, São Miguel do Oeste, Joaçaba, Zortéa e Campos Novos.

Segundo o secretário da Defesa Civil do Estado, Rodrigo Moratelli, o que mais preocupa não é necessariamente o volume total de chuvas, mas o volume por hora. Na região, choveu entre 20 mm e 25 mm por hora, considerado alto.