TATIANA CUNHA, ENVIADA ESPECIAL
BARCELONA, ESPANHA – Depois de reclamações de torcedores e promotores de corridas, a F-1 começa a testar amanhã, em Barcelona, soluções para aumentar o ruído dos motores de seus carros.
Na segunda das quatro sessões de dois dias de testes que serão realizadas durante a temporada deste ano, a Mercedes será a equipe responsável por experimentar um escapamento apelidado de megafone, que promete aumentar o volume dos propulsores V6 utilizados em 2014.
“Para nós é muito simples. Se os fãs querem mais barulho e se isso faz com que os carros não apenas soem melhor como pareçam mais atrativos para os torcedores, faremos o que for preciso”, afirmou Toto Wolff, diretor da equipe alemã após Lewis Hamilton vencer o GP da Espanha, anteontem, e dar ao time a quinta vitória em cinco corridas disputadas no ano.
“Tenho certeza que todos estão na expectativa para ouvir o que este ‘megafone’ fará de diferença”, completou.
A polêmica sobre o novo ruído da F-1 começou logo depois da abertura do Mundial, quando os organizadores do GP da Austrália afirmaram que o volume baixo dos novos propulsores poderia ser uma quebra de contrato.
A mudança no som da categoria neste ano se deu por conta da troca dos motores V8 pelos turbo V6, numa tentativa de deixar a F-1 mais ecológica. Os propulsores usados até o ano passado tinham dois escapes, enquanto os deste ano, apenas um. Daí a diminuição no ruído.
A novidade, porém, desagradou não apenas aos torcedores e promotores de GPs.
O tetracampeão Sebastian Vettel foi um dos mais críticos à novidade, e chegou a dizer que o novo ruído dos motores era “uma merda”.
“Acho que para os fãs não é bom. A F-1 tem que ser espetacular e o som é uma das coisas mais importantes”, disse o alemão na Malásia.
Bernie Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da categoria também criticou a mudança e pediu mudanças.
No último sábado, em Barcelona, organizadores de algumas corridas fizeram uma reunião e emitiram um comunicado afirmando que uma solução tem de ser encontrada, caso contrário isso pode se refletir na queda da venda de entradas para as provas.
Justamente por isso a Mercedes irá testar o ‘megafone’ no circuito da Catalunha. Mas, de acordo com o regulamento da categoria, todas as equipes têm de estar de acordo com a novidade para que ela possa ser implementada.