Os policiais civis do Paraná decidiram em assembleia na noite desta quarta-feira (14) não entrar em greve. A categoria ameaçava paralisação desde domingo, depois da morte de um agente penitenciário durante a fuga de detentos da Delegacia de Colombo.Em protesto, na terça-feira, os policiais civis cruzaram os braços e fecharam as delegacias em paralisação.

Depois que o governador Beto Richa (PSDB) anunciou a transferência de todos os presos das delegacias da Grande Curitiba, os avanços foram classificados pelo Sindicato das Classes Policiais do Paraná (Sinclapol) como um primeiro passo.  A categoria ameaçava paralisação desde domingo, depois da morte de um agente penitenciário durante a fuga de detentos da Delegacia de Colombo.Em protesto, na terça-feira, os policiais civis cruzaram os braços e fecharam as delegacias em paralisação. Como o governo só determinou a transferência dos presos da Grande Curitiba, o Sinclapol vai manter as ações no interiror do Estado.

Mais 52 presos foram transferidos nesta quarta-feira (14) das carceragens de Distritos Policiais e Delegacias Especializadas de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral para o complexo penal de Piraquara. Outros 52 haviam sido transferidos na terça-feira. A ação continua quinta-feira, com a transferência de mais 52 presos.

A ação dá continuidade à determinação do governador Beto Richa de transferir 1.200 presos dessas unidades da Polícia Civil para o sistema penitenciário do Estado, num prazo de 60 dias.

Na terça-feira (13), dia da assinatura do decreto governamental que determinou as transferências, 52 presos da 11ª DP de Curitiba foram transferidos para a Casa de Custódia de Piraquara.

Dos 52 transferidos nesse segundo dia, 25 também vieram da 11ª DP; outros 12 vieram do Litoral, 11 de cinco Distritos Policiais da Capital e quatro de Pinhais.

PRAZO – Embora tenha prazo de até 60 dias para cumprir a determinação, a proposta da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos é abrir 52 vagas por dia, pelo menos até concluir a retirada dos mais de 500 detentos das DPs da Capital, que serão definitivamente fechadas, num prazo máximo de 15 dias.

Após a conclusão da transferência dos 1.200 presos de Curitiba e região, a Secretaria da Justiça continuará disponibilizando à Secretaria de Segurança Pública 80 vagas semanais para absorver os detentos de Curitiba e cidades vizinhas.