Assim como na moda, as listras também estão em alta na decoração. Esse hit fashion ganha fôlego no décor especificado em papéis de parede e promete um ambiente com toque especial retrô-chique. No universo fashion, um das tendências atuais é a padronagem de listras. Clássico, esse estilo nunca saiu de moda, mas voltou com tudo e repaginado, com ares dos anos 20. Na decoração, que está sempre em diálogo constante com a moda, o listrado também está em alta e promete deixar os espaços com aquele charme vintage.

No décor, o mote listrado pode aparecer nos papéis de parede. A proposta é inovar os ambientes de forma fácil e prática, aproveitando-se da qualidade desse revestimento. A designer de ambientes Laura Santos conta quais os tipos de listras são mais adequadas na decoração: A linha horizontal alonga o espaço no comprimento. Já a vertical alonga na altura. Listras grandes marcam muita presença no espaço. Já as mais finas, deixam o ambiente leve.

A cor do papel de parede também influencia no efeito que a listra vai causar no ambiente. Se o tom for mais escuro, isso diminuirá o espaço. Em papéis que mesclam listras grandes e pequenas a assimetria é o ponto forte. Eles podem proporcionam um ar despojado ao ambiente, lembra Rina Marchetti, da loja Marchetti Interiores — especializada em papéis, tapetes, cortinas e cobreleitos.

Caso a pessoa opte por mesclar o papel liso com o listrado, o primeiro não precisa ter na sua cor a tonalidade empregada no liso, mas seu tom tem que ser um complemento das listras. Em um mesmo espaço podemos usar papel com listras bege e branco e outro papel liso na cor grafite. Apesar de serem tons diferentes, eles dialogam entre si formando uma bela composição, ensina Laura.

Na hora de especificar o papel de parede listrado e dar aquele up no ambiente, Rina aconselha soltar a imaginação. A liberdade criativa tem quebrados regras e proporcionando associações de cores e formas que ganham aspectos inusitados com resultados agradáveis aos olhos, encerra