Um jornalista e executivo de comunicação abriu mão de seu trabalho para embarcar em uma expedição de dez meses pelas Américas, viajando sozinho do sul do Peru ao Alaska por terra ou mar. Além de histórias, amigos e experiências, Ike Weber trouxe nova visão sobre risco, segurança e recompensa. A experiência foi transformada na palestra Expedição pelas Américas: Qual o Risco da Inovação?, promovida pela Unioneblue, empresa de consultoria especializada na gestão de risco de crédito. Conversamos com Ike Weber e destacamos os principais pontos da experiência.

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Como surgiu a ideia inicial da viagem?
A vontade de sair pelo mundo nasceu comigo. Fiz várias viagens de aventura, mas queria realizar algo de longo prazo. A princípio, pensei em morar fora, estudar e viajar. Em 2010, decidi que faria uma expedição, sem que estivesse conectada a estudo ou trabalho formal. Escolhi as Américas, pela diversidade cultural, geográfica e aventura. Saí para circular por sete meses e fiquei dez. Viajei de mochila, sozinho, aprofundando a relação com cada país. Percorri, por terra e por água, 13 países das Américas, do sul do Peru ao Alaska.

 

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 Como foi a busca por apoiadores?
Árdua e curta. Da decisão de fazer a expedição até iniciar a viagem foram quatro meses. Foi o tempo que tive para transformar o sonho em projeto. Procurei diversas empresas e organizações, mas patrocínio é escasso. As multinacionais precisam de antecedência. Algumas empresas justificavam que adotariam marketing mais cirúrgico. É difícil para todos, em qualquer área. Ao final, fui patrocinado pelo Colégio Sesi, com o qual fizemos oficinas de estudo e de trabalho. Os alunos estudavam temas em sala de aula e me questionavam sobre os mais diversos assuntos: cultura, transporte, culinária, etc. Foi rico para eles e para mim. Também tive o apoio do Grupo Schultz/Vital Card, que me franqueou um seguro completo de viagem e para a prática de esportes de aventura, além da passagem de retorno.

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Quais aprendizados obteve?
O aprendizado vem da vivência, das dificuldades, da superação, do convívio com outras culturas, do relacionamento com outras pessoas e, sobretudo, de reflexão. Pude valorizar muitas coisas simples, como roupa de cama lavada. Alguns ensinamentos já praticava, mas foram aprimorados, como manter a calma em situações de absoluto descontrole ou risco. O novo geralmente assusta, mas, se vale à pena, devemos experimentar. Viajando assim também se aprende a valorizar cada instante. Talvez nunca mais passe por vários lugares. É preciso desfrutar. Na correria da vida, do trabalho, perdemos isso.

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 Como traduzir os aprendizados em ensinamentos corporativos?
Uma expedição desse porte se assemelha a uma organização. Há paralelos em todas as áreas: risco, planejamento, orçamento, superação, etc. Quanto mais risco decide correr, mais recompensa consegue obter. É preciso sair da zona de conforto e inovar. Deixei a vida de executivo e o cotidiano em ordem para me arriscar. Abri mão de uma vida profissional estável e de projeção, sem saber o que faria no retorno. O resultado foi ter feito a melhor coisa de minha vida. Dizem que o dinheiro não aceita desaforo? A vida também não. O planejamento também é interessante. É importante, mas não pode ser sempre a pauta que nos conduz. Todos podem aplicar os ensinamentos (pequenas, micro e grandes empresas)? Poderia resumir o aprendizado a um ponto: é preciso lutar e realizar os sonhos. Qualquer pessoa pode fazer isso, desde que queira. Isso vale para qualquer um: empresas, entidades, governos, escolas e organizações, de qualquer porte.
Mais informações: www.ikeweber.com

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Curtas

* Aproveitando o clima de Copa do Mundo, a Seleção Lady&Lord propõe às clientes que acumulem pontos para concorrer a prêmios. A promoção é válida durante os meses de junho e julho para pacotes de serviços como manicure e pedicure, lavado e escova, e lavado e penteado, entre outros.

* Os hotéis da Quality, Radisson e Four Points by Sheraton  prepararam pacotes que vão deixar a noite do dia dos namorados especial. Os pacotes são flexíveis com hospedagem em acomodações com decoração especial e jantar para dois.

* O Extra, patrocinador oficial da Seleção Brasileira de Futebol, única varejista a abastecer a Granja Comary, realizará duas entregas semanais de alimentos à sede da seleção durante todo o período do Mundial de futebol. Na primeira entrega foram mais de uma tonelada de alimentos. Os itens foram escolhidos pela equipe de nutricionistas e chefs de cozinha da Granja Comary.

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Frase

Os ideais que iluminaram meu caminho, e que, de tempos em tempos me dão nova coragem para enfrentar a vida com alegria, são a bondade, a beleza e a verdade.
(Albert Einstein)