CRUZEIRO AO MAR NEGRO
Por 2.250 dólares você faz um cruzeiro fluvial visitando cinco países: Hungria, Croácia, Sérvia, Romênia e Bulgária durante 7 noites. Opções de extensão para Viena, Áustria, Istambul. A viagem pode ser a partir de Budapeste ou de Rousse. Saídas 29 de julh0 e 5 de agosto a bordo do AmaPrima ou AmaCerto. Saiba mais no www.firstar.tur.br.

AZAMARA JOURNEY NO BRASIL – pela primeira vez o navio da Azamara Club Cruises (Royal Caribbean) fará 6 cruzeiros entre dezembro 2014 e fevereiro 2015 em roteiros de 9 a 18 noites pela América do Sul, com saídas no Natal, Reveillon e Carnaval. Visitando Rio, Búzios, Ilhabela, Salvador, Recife, Ilha Grande, Natal e Belém no Brasil, Punta del Este, Montevidéu e Buenos Aires. Mas quem quiser outros destinos, há cruzeiros na Europa, Ásia e Índia, além de América do Norte. Saiba mais no 0800-892-0206.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Veneza merece uma visita. Vá, antes que acabe

VOO DIRETO SÀO PAULO-CÓRDOBA
A partir de 1º de julho, a Tam terá voos diretos entre São Paulo e Córdoba, na Argentina, com cinco frequências semanais. Para quem preferir o Rio de Janeiro, a Tam Viagens e o CVB do Rio de Janeiro, têm promoção para os finais de semana a partir de 470 reais, incluindo passagem, hospedagem e bolsa personalizada. Meu Rio+ Tam Viagens tem também pacotes de passeios a partir de 404 reais, para os principais pontos turísticos, históricos, culturais ou simplesmente praias. No Rio Aventura o turista vai conhecer o Corcovado, Pão de Açúcar, Floresta da Tijuca e Jardim Botânico em 4 X 4. Por enquanto as saídas são só de São Paulo.

COPA DO MUNDO EM PARIS
O sofisticado Le Royal Monceau-Raffles Paris está oferecendo pacote especial – Royal World Cup no período de 12 de junho a 12 de agosto, para quem quer curtir Paris, sem perder os jogos da Copa. No pacote, jantar gastronômico no La Cuisine (estrela Michelin), para assistir depois aos jogos no cinema de 99 lugares do hotel, ou no lounge com as telas de televisão de última geração. Para os brasileiros saudosos, caipirinha com cachaça. Para os mais sofisticados, taças de Veuve Clicquot no Champagne Terrace. E para os que ficam nervosos com os jogos, relax no Spa My Blend by Clarins, com direito a maquilagem Colours of Brazil. A partir de 830 euros.


É assim que os grafiteiros venezianos enxergam aos turistas, que deixam rios de euros na cidade

MAIS NOVA YORK
A Tam está dobrando as frequências semanais noturnas entre São Paulo e Nova York. A partir de 1º de agosto serão mais sete voos por semana, com os B-767 remodelados, com inclinação de cadeiras de 180º na business e entretenimento a bordo com 110 filmes, reportagens e música.

VIETNÃ E CAMBOJA
O navio AmaLotus tem saídas em julho e agosto para o roteiro Segredos do Mekong, com Vietnã e Camboja, partindo da capital, Hanoi. O ponto alto será o Parque Arqueológico Angkor, patrimônio da humanidade da Unesco. São 7 noites que do terminam em Ho Shi Minh. O cruzeiro fluvial custa a partir de 800 dólares, mas não inclui a parte terrestre. Peça detalhes pelo (11) 3253-7203.


Os desgastes que a água alta acarreta em Veneza

EUROPA CENTRAL EM PORTUGUÊS
A Avalon está com roteiro Danúbio Lendário acompanhado por guia brasileiro, além de oferecer guias em português e espanhol em terra. Saída 3 de agosto, para viagem de 10 noites no Impression, entre Praga e Budapeste, passando pela Alemanha, Áustria e Hungria. A partir de 2.849 dólares por pessoa, taxa de 126 dólares. O Reno, entre Zurique e Amsterdam, é de 7 noites no Affinity, saída 11 de julho, a partir de 2.949 dólares mais taxas.


DESTAQUES

ACORDO ALITALIA-ETIHAD NO BALANÇO
A Europa levantou vozes contra o acordo Alitália-Etihad, tendo no front British Airways, Lufthansa e Air France. O assunto principal é que não basta a maioria acionária da Alitália, para que a companhia aérea continue a ser europeia. O controle deve permanecer na Europa se a Alitália não quiser violar o regulamento 1008/2008. Deter 51% do capital não é suficiente, dizem as outras companhias, porque o importante é manter a direção da sociedade, afirma Bruxelas.

Já o governo italiano responde que a operação Alitália-Etihad é industrial, sem ajuda do Estado. Portanto a União Européia não deveria tomar partido. Bruxelas, no entanto, pede às autoridades italianas que deram licença para o casamentodas duas companhias aéreas de tão diferentes culturas, um tempo para análise de novos documentos que possam ser importantes. É preciso lembrar: já houve dois casos semelhantes, e um deles foi o investimento da Etihad no capital da Air Berlin. A guerra nas céus começa agora.


Quando os problemas são muitos e insolúveis, o melhor é levitar

O PLANO DA ALIANÇA
O objetivo do plano Alitália-Etihad é de transformar a companhia italiana em uma 5 estrelas. No plano da Etihad, o aumento de lucro já planificado: 186 milhões de euros em 2019, 197 milhões em 2021 e 212 milhões de euros em 2023. Para a Alitália, o número de passageiros deverá passar dos 21.6 milhões atuais, para 23 milhões.

Vai diminuir a quantidade de rotas domésticas, que não dão lucro, em favor do aumento de rotas internacionais e intercontinentais. O foco principal: voos de longa distância e rotas intercontinentais. Cidades-alvo: Pequim, Cidade do México, Santiago do Chile, Seul, Shangai. E mais voos para Chicago, Nova York e Rio de Janeiro, aumentando também os voos de Abu Dhabi para Roma, Milão, Veneza, Catania e Bolonha, na Itália.

As destinações domésticas serão 26, as internacionais 61 e as intercontinentais 18. Fiumicino, em Roma, vai receber 7 novas rotas em menos de 3 anos. Melhoras em Linate para ligações com capitais europeias e aumento de voos de longa distância a partir de Malpensa, com 25 novos voos semanais até 2018, em relação aos atuais. Malpensa será referência para voos de carga. Roma será a porta de entrada entre Oriente e Ocidente.

2018 deverá marcar a nova estratégia da companhia italiana, com um máximo de qualidade e inovação. Marcas conhecidas internacionalmente, como Ferrari, Armani, Dolce & Gabana, farão papel de embaixadores para atrair nova clientela, superar a concorrência internacional e destacar um estilo personalizado. Todos trabalhando em conjunto para reavivar a cultura, a arte e a história da Itália, na aliança feita nos céus.


Poucos dirigentes no Brasil ou na Itália teriam coragem de colocar a mão na Boca da Verdade

EXPO MILÃO 2015
A Expo Milão é mais forte do que os ladrões , afirmou o primeiro ministro italiano Matteo Renzi, quando estourou o escândalo que levou à prisão Angelo Paris, ex-gerente geral da Expo, e mais seis diretores. O novo homem forte do evento é Marco Retiglierie e Raffaele Cantone preside a Anac, responsável pela transparência administrativa da Expo Milão 2015.

Os 60 milhões de euros que deveriam ser responsabilidade da Província, passaram em 1º de junho para as mãos do governo federal. Para maior transparência, todos os documentos e despesas serão publicados na Internet. As obras estão em atraso para a abertura da feira internacional, em 1º de maio do próximo ano, com duração até 31 de outubro. Serão seis meses receber os esperados 20 milhões de visitantes à Expo, cujo tema será Nutrirei il planeta, energia per la vita, ocupando um espaço de 200 hectares.

Por enquanto, saem dos alicerces o Palazzo Italia, um monumental edifício de 13 mil metros quadrados, seis andares, 25 metros de altura e 57,5 metros de comprimento, com 900 painéis planos e curvos e 2 mil toneladas de cimento biodinâmico. Embora a oposição tenha pedido que o evento fosse anulado, pelos escândalos de corrupção e desvio de verbas, o ministro da política agrícola, Maurizio Martina, confirmou o empenho do governo em relançar a Itália no mundo, mostrando um novo horizonte.

Apesar do desconforto, os italianos procuram fazer da Expo Milão uma vitória de força econômica e desenvolvimento. A meta agora é simplificar os projetos, na maioria faraônicos, como o Pavilhão Zero; dar início aos pavilhões de outras nações ( 60 ao todo) e acolher os 147 países participantes. Salvar a face e sair da zona de risco. A Itália estima em 25 bilhões de euros o resultado do evento até 2020, tanto para Milão como para todo o país. E contabiliza 199 mil pessoas trabalhando direta ou indiretamente na exposição universal. O custo será de 1.35 bilhões de euros.

SERENÍSSIMA NERVOSA
A Sereníssima está à beira de um ataque de nervos. Trinta e cinco pessoas já foram presas por fraude, corrupção e desvio das verbas do gigantesco projeto de proteção de Veneza contra as frequentes inundações. Há pelo menos 100 pessoas envolvidas. Veneza acordou com uma série de prisões, incluindo o prefeito da cidade, Giorgio Orsoni, além de políticos, empreendedores locais e até um senador. Foram três anos de investigações para a descoberta do desvio de verbas através de falsas faturas e outros subterfúgios. Algo em torno de 20 bilhões de euros desviados para contas particulares no exterior e destinadas também a partidos políticos.

O projeto Moïse, obra faraônica destinada a salvar a cidade dos Doges das águas da laguna, que invadem ruas e casas da Sereníssima prejudicando edifícios classificados, está em compasso de espera.

O custo final do projeto era estimado em 5,5 bilhões de euros e a construção foi lançada há 11 anos, tendo sofrido alterações e atrasos, devido à crise italiana e a economia mundial. A infraestrutura deveria ficar pronta em fins de 2016, com início do funcionamento em 2017. Moïse – Módulo Experimental Eletromecânico – é composto por 78 barreira articuladas, destinadas a proteger Veneza da acqua alta.

A hora é agora: Vá conhecer – ou rever — Veneza, antes que acabe.