Terapia ajuda a tratar ansiedade no processo de emagrecimento

09/06/14 às 00:00 Por Luciana Kotaka - lucianakotaka@uol.com.br

Muitas vezes nos esquecemos de que para chegar ao peso atual, passamos anos nos comportando de forma gorda, ou seja, comendo de maneira errada e em excesso. Mudar esse processo leva tempo. O processo de emagrecimento é como uma escola. É preciso tempo para aprender novas lições, assimilar novos hábitos e necessidades, e assim mudar o pensamento alimentar. Lembrem-se, vocês estão somente engatinhando nesse processo, é preciso ser paciente para conseguir pequenas conquistas que se somarão e as levarão ao peso desejado.

Contamos com alguns aliados nesse processo, que demanda tempo e, principalmente, disciplina. O psicólogo, ou psicoterapeuta, trabalha a persistência e a motivação, que podem facilmente se perder frente aos constantes e inúmeros estímulos para comer que recebemos.

Estes fatores são essenciais não apenas durante o emagrecimento, mas também após a conquista do peso ideal, a fim de manter a saúde. Eles ajudam a manter o foco na saúde e, com esse objetivo, buscar formas corretas de se alimentar e praticar atividades físicas.

É importante driblar a auto sabotagem, que pode acabar com a dieta. Ao não consultar o profissional adequado, ignorar o diário alimentar ou evitar a atividade física, estamos criando obstáculos ao emagrecimento. Compreender isso é o primeiro passo para buscar formas corretas de lidar com a situação.

No decorrer da perda de peso, ocorrerá o aprendizado sobre como se portar em situações que envolvam comida. Por exemplo, fazer um pequeno lanche antes de uma festa, para lá poder selecionar o que comer sem abusar, é uma forma de controlar o que se come, e não ser controlado pela comida. Esta é a maior motivação para quem busca o emagrecimento. Ter pensamento positivo e magro faz toda a diferença nesse processo.

O nutricionista também é de total importância durante a perda de peso, ele é o profissional indicado a orientar a dieta, tornando mais fácil a realização de uma alimentação saudável e equilibrada. Mas é importante lembrar que a responsabilidade nesse processo é pessoal e intransferível.

É frequente detectar no processo terapêutico que o desequilíbrio de uma das diversas áreas da vida interfere diretamente na forma de se alimentar. Uma das questões que foco na terapia é a tolerância às frustrações e aos limites. A ansiedade em busca do milagre do emagrecimento rápido é comum, e quando ele não ocorre o desânimo é inevitável. Não podemos esquecer que esse imediatismo nem sempre funciona.

Todos nós tropeçamos e, ao invés de cair, nos fortalecemos para nos manter em pé e buscar nossos objetivos. Com o processo de emagrecimento não poderia ser diferente. Qualquer fracasso é apenas mais um aprendizado rumo ao sucesso. Afinal, quando o desejo de emagrecer é grande, qualquer obstáculo é transponível.

1 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

luisa
( =’o’= ) Oi gente, estou tentando engravidar a alguns meses mas não conseguia, fui ao medico e eles me disserem que para engravidar eu deveria perder no mínimo 15 Kg para poder ter uma gravidez saudável e sem riscos. Eu estava pesando 97 Kg, comecei a procurar na internet métodos para emagrecer e encontrei o site www.dietaparaemagrecerrapido.com.br gostei muito das dicas e estou seguindo a fio cada detalhe para poder realizar meu sonho de ser mãe. Já conseguir perder 11 Kg e já estou á apenas 4 Kg de poder começar a projetar o meu maior sonho.
Blogs
Ver na versão Desktop