Começa nesta terça-feira (10), no Museu da Gravura da Cidade de Curitiba, a exposição Barão do Serro Azul: homenagem a um herói paranaense. A mostra é uma homenagem a Ildefonso Pereira Correia pela sua contribuição à capital paranaense, após os 120 anos da ocorrência de seu fuzilamento. 

Durante a Revolução Federalista, preocupado com a situação de alta instabilidade criada pela chegada dos revolucionários e com a ausência dos governantes que, literalmente, fugiram para terras mais tranqüilas, o Barão negociou com o comando revolucionário buscando proteger as famílias e as propriedades, bem como evitar o derramamento de sangue. Graças à sua estratégia, muitas vidas foram poupadas e a cidade não foi destruída.

Os governantes, passado o perigo, retornaram a seus postos e o Barão, nascido em Paranaguá, foi tachado de traidor. Preso, enquanto pensava estar sendo levado para um julgamento imparcial no Rio de Janeiro, foi assassinado, sem qualquer processo legal ou acusação formal, na Serra do Mar em 20 de maio de 1894. 

Serviço: 
Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba – Solar do Barão (R. Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)
Data: 10 de junho a 10 de agosto de 2014
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado, das 12h às 18h 
Entrada franca