E chegamos há tão esperando copa no mundo no Brasil. Algumas situações chamam a atenção. Politicamente se o Brasil se tornar campeão fará com que o povo reeleja a atual presidente. Pelo lado das greves, sabemos que o fator principal e tentar chamar há atenção. Agora pelo lado do futebol não haverá um momento como esse, no qual os melhores jogadores dos mundo estarão mostrando seu futebol em terras brasileiras. Por isso torcedor nesses trinta dias de copa, vamos apoiar nossa seleção mesmo sabendo que o futebol moderno de hoje, jamais será como no passado, mas ao invés de criticar, vamos apoiar e se a pessoa não está contente pelas obras que não aconteceram como o combinado deixa pra outubro nas eleições dai cada um fará sua parte concordando ou não no que foi feito. Pra frente Brasil, salve a seleção!
Um Ultra abraço!

Gabriel Barbosa
[email protected]

Um pouco sobre a Seleção e a Copa
A magia da seleção brasileira (e do futebol brasileiro), para mim, morreu na grama do Sarriá, em 1982. De lá para cá, a cada ano, um pouco mais de cal é colocada por sobre o túmulo. Não torço contra o Brasil. Muito pelo contrário, o povo brasileiro (a banda boa dele), merece um país melhor a cada dia. Mas torço contra a CBF e seus malefícios ao Brasil. Mas a Copa está aí e durante esse período de Copa, a coluna irá parar. Então, essa será a coluna de despedida até o fim da competição. E ficou combinado entre os três colunistas de falar sobre a Copa. Pois bem: ao Brasil, falta Alex. Mas Alex não seria convocado. Não sou ingênuo em achar que um dos líderes do Bom Senso FC seria bem-vindo no centro nervoso da CBF. Pelo contrário. Logo, possivelmente teremos dificuldades se precisarmos jogar contra um time que tenha pelo menos uma boa dose de qualidade individual no meio-campo. Mas o Brasil deve chegar à final. Afinal, uma tabela maluca num país continental, com jogos em horários e locais tropicais, deverão pesar. Aí pode surgir a surpresa, vindo do continente africano.
Coritiba, a Torcida que nunca abandona!

Luiz Carlos Betenheuser Júnior
[email protected]

Olhos para o presente!
Nesta semana teremos o pontapé inicial da Copa do Mundo no país. O planeta inteiro voltará seus olhos para o Brasil. Este país continental demonstrará a todos que não conseguiu fazer aquilo a que se propôs perante a comunidade internacional. Mesmo assim, será uma festa! Muitas obras não foram concluídas, as cidades apresentam mais maquiagem do que efetivamente reformas estruturais e claro, tudo com orçamento mais do que estourado, afinal, a copa é o orgulho do Brasil.
País nosso aliás que figura como o primeiro a ceder à FIFA isenção total de impostos para o evento. Ou seja, não apenas essa festa empenhará grandes recursos nacionais pagos por cada um de nós, como muito do que poderia ser ganho, recuperado, foi dispensado em nome de um sistema que cada vez mais investe na própria manutenção no poder ao invés de gerir e preocupar-se com os interesses de todos como deveria ser.
Sei que lamentavelmente muitos defensores do que está aí assim preferirão pensar e até insurgir-se com estas linhas, o que não me surpreende, afinal, nesta época o ufanismo, o pachequismo impera. O que me importa é que as responsabilidades não serão apuradas, da mesma como forma como jamais ocorreu e assim, não teremos exemplos a punir, evitando que isso possa se repetir.
Sugiro assim exercício de reflexão, um paralelo da situação aludida e da vivida pelo Paraná Clube. Vivemos um momento delicado porque em momentos anteriores os cuidados suficientes não foram tomados. Pagamos com o patrimônio montado em décadas, por descuidos deliberados e voluntários de administradores sem a menor responsabilidade com a entidade. Vimos o time do futuro, o segundo maior patrimônio do país definhar graças a atos que jamais serão devidamente reparados e estamos a cada ano pagando mais ônus por isso. A visão para o futuro do Paraná passa pelo que fazemos hoje em relação ao que nos fora indevidamente retirado.

David Formiga
[email protected]