Cinco cidades brasileiras inauguram um Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) nesta semana. Cada empreendimento possui uma área construída de três mil metros quadrados, com cineteatro, laboratório multimídia, biblioteca, quadra de eventos, salas multiuso, pistas de caminhada e skate, CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), entre outros espaços. As inaugurações contemplaram os municípios de Abaetetuba (PA), Campo Largo (PR), Navegantes (SC), Rio Branco (AC) e Sete Lagoas (MG). Ao todo, os investimentos do governo federal nas obras foram de aproximadamente de R$ 10 milhões.

Os CEUs proporcionam à comunidade, num só espaço, programas e ações culturais voltadas para a descoberta e formação artística de novos talentos, práticas esportivas e de lazer e qualificação para o mercado de trabalho. “Por meio das oficinas e dos cursos, a comunidade tem a oportunidade de promover o desenvolvimento social e econômico local. Além de ser uma ótima oportunidade para aproximar a comunidade da cultura regional e nacional”, afirmou o secretário da Economia Criativa do MinC, Marcos André Carvalho.

Campo Largo (PR)

No Paraná, o CEU de Campo Largo, cidade da região metropolitana de Curitiba, é o quarto a ser inaugurado no estado, que já conta com unidades em Toledo, Pato Branco e Cascavel. A cerimônia de entrega foi realizada na última sexta-feira (6) e contou com apresentações artísticas, reunindo centenas de pessoas. O novo complexo fica localizado no bairro Jardim Melyane e deve atender a uma população de 20 mil habitantes. Em seu discurso, o prefeito Affonso Guimarães ressaltou as possibilidades do CEU. “Tenho a satisfação de estar aqui junto a essa comunidade, para entregar mais um espaço que certamente ajudará a transformar o bairro”, disse.

A coordenadora de Desenvolvimento Territorial da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, Isadora Tami, classificou a inauguração como uma “vitória” da comunidade. Na ocasião, Isadora recebeu das mãos da coordenadora local do projeto, Nacy Franco, e da representante do bairro Jardim Melyane, Lourde Palega, o Plano Gestor do CEU. O documento foi elaborado durante as oficinas de mobilização social para envolver comunidade, lideranças comunitárias e grupos culturais no planejamento das ações e das atividades de ocupação. Isadora Tami lembrou que o Ministério da Cultura está apoiando os CEUs de todo o País com um mapeamento sociocultural para identificar potencialidades e vocação de cada território, direcionando políticas culturais e programas específicos de ocupação para esses equipamentos.

Abaetetuba (PA)

O CEU de Abaetetuba, cidade da região metropolitana da capital paraense Belém, foi inaugurado na manhã do último sábado (7). O empreendimento, localizado no bairro São Sebastião, soma investimentos de R$ 2 milhões e deve atender a uma população de mais de cinco mil pessoas que vivem na comunidade. É o segundo CEU no estado do Pará, que conta com outra unidade em São Félix do Xingu.

A secretária-executiva do Ministério da Cultura, Ana Cristina Wanzeler, que esteve presente na inauguração, destacou a parceria federativa entre União e municípios. “O CEU faz parte do PAC 2 [Programa de Aceleração do Crescimento] e é um programa prioritário para o Ministério da Cultura e também para os governos municipais. Sem esta parceria não seria possível a implantação dos CEUs, que são espaços muito importantes para a comunidade, estruturados para integrar atividades culturais e de qualificação para as artes, políticas de prevenção à violência, inclusão digital e promoção da cidadania”, enumerou.

A prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, falou sobre o papel da cultura no desenvolvimento da comunidade. “Esta obra não é só uma obra física, ela representa a possibilidade de mudar uma realidade. Que a cultura seja a nossa base, a nossa fortaleza através da arte, através do esporte e do lazer, contra os inimigos do nosso povo, que são a fome, a miséria, a violência e as drogas”, enfatizou.

Rio Branco (AC)

A cidade de Rio Branco é a primeira capital de estado a ter um CEU inaugurado. Também é o primeiro empreendimento no estado. A entrega ocorreu na tarde de sexta-feira (6) e contou com ampla participação popular e apresentações culturais. O CEU foi construído no mesmo local da antiga rodoviária, possibilitando uma nova dinâmica social e cultural ao bairro Cidade Nova, no 2º Distrito da capital acreana.

“Essa praça é de todos nós. Da juventude, da melhor idade, de todos. Vamos ocupar esse espaço com todo o coração, pois o Segundo Distrito merece ter um ambiente como esse”, afirmou o prefeito Marcus Alexandre, durante a solenidade de inauguração. No CEU de Rio Branco, que recebeu o nome de “Praça da Juventude”, também ficará sede da Secretaria Municipal de Juventude.

Sete Lagoas (MG)

Também na sexta-feira (6), o município mineiro de Sete Lagoas ganhou um CEU, localizado no bairro Jardim dos Pequis. Em seu pronunciamento, o prefeito Marcio Reinaldo Dias Moreira classificou o novo espaço como “único” e mencionou as diversas possibilidades do projeto. “Acredito que em Sete Lagoas não tenha outra obra igual. O projeto desta construção foi iniciado no governo anterior e liberado e delegado neste governo. É um trabalho integrado voltado para a cultura, o lazer e educação”, apontou.

A festa de inauguração, que contou com centenas de pessoas, teve apresentação das Orquestra da Escola Estadual Arthur Bernardes, regida pelo professor Tiago Patrick, o grupo de dança Gaya, o mágico Silas e o animador Bruno. O CEU de Sete Lagoas é o segundo de Minas Gerais, que já conta com o espaço em Araguari, região do Triângulo Mineiro.

Navegantes (SC)

Santa Catarina ganhou o seu terceiro CEU, além de São Bento do Sul e Chapecó já inaugurados. Na noite desta segunda-feira (9), a população de Navegantes, no litoral norte catarinense, passou a contar com o espaço localizado no bairro de Nossa Senhora das Graças. “No local, o trabalho vai ser voltado para valorizar as diferentes expressões artísticas. Os espaços servirão para a formação de artistas, com bibliotecas de arte, laboratório multimídia e cursos. Além disso, o CEU vai funcionar também aos finais de semana, com as portas abertas para toda comunidade”, explica a secretária municipal de cultura, Regina Célia Correia.