A Guarda Municipal será reforçada com a compra de oito novas bicicletas que integrarão a Ciclopatrulha de Santa Felicidade, e pistolas de ar, espingardas e um rifle, que servirão para treinamento e qualificação dos guardas municipais. O investimentos para compra desses equipamentos foi de R$ 32 mil. A medida aumenta a participação da Guarda Municipal na comunidade, dando mais segurança à população.

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, disse ser fundamental o constante apoio na qualificação e capacitação da Guarda Municipal. É importante ampliarmos a presença do guarda municipal através da Ciclopatrulha em uma região como Santa Felicidade.Isso demonstra nossa preocupação cada vez maior com o conceito de polícia comunitária, disse Fruet.

Ele ainda destacou que a Prefeitura enviou recentemente para apreciação da Câmara Municipal o plano de carreira da Guarda Municipal. Estamos apresentando uma série de medidas para fortalecer a Guarda. O plano de carreira é uma delas e já esta na Câmara. Atende à valorização deste profissional que faz a segurança do patrimônio público e da cidade. O armamento é uma ação que permitirá o guarda treinar e aprimorar a técnica de uso da pistola, espingarda sem uso de munição real, disse o prefeito.

De acordo com o diretor da Guarda Muncipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, os investimentos beneficiam e ampliam a segurança na cidade. Estamos implantando a Ciclopatrulha em Santa Felicidade, importante Centro Gastronômico de Curitiba que receberá um número maior de turistas neste momento de Copa. Eles estarão realizando ronda constante nas proximidades dos restaurantes, com o objetivo de proporcionar maior tranquilidade ao turista e a comunidade, disse Frederico que avalia o novo armamento como essencial. Com a chegada destas armas, ganhamos na qualificação, aperfeiçoamento técnico, sem custos de treinamento e quando o guarda precisar usar de fato o armamento real, terá um resultado idêntico ao das armas de treino complementou Frederico.

Ciclopatrulha

As novas bicicletas são de modelos adequados para o trabalho dos guardas municipais e garantem mais conforto e ergonomia para o exercício da função. Elas vieram com novo desenho que identifica na aba lateral o número de chamado da Guarda, o 153, e custaram cada uma R$ 2.200,43. A Ciclopatrulha funciona em Curitiba desde 2005 e conta hoje com 35 bicicletas distribuídas em sete regionais. Agora serão 43, que irão auxiliar na segurança do cidadão curitibano, principalmente em parques, praças e na região central da cidade.

Tanto a compra das bicicletas quanto do armamento foram viabilizados por emendas parlamentares.

Este novo modal de segurança em Santa Felicidade vem atender a um pedido antigo de moradores e comerciantes, colocando a Guarda Municipal mais presente e mais próxima da comunidade com o uso da bicicleta, que permite estar em praças e locais em que uma viatura não entra, disse o vereador Mauro Ignácio.

Com a entrega destas armas de ar, os guardas municipais poderão realizar treinamento sem custos adicionais e com equipamentos idênticos aos reais, com mesmo peso e especificações e servem perfeitamente para uma melhor capacitação, disse o vereador Felipe Braga Cortes que agradeceu ao prefeito pelo cumprimento da emenda parlamentar, que é de sua autoria.