Conciliar trabalho e qualidade de vida é a prioridade de muitas empresas brasileiras, já que os colaboradores costumam passar mais tempo no ambiente profissional do que em casa com a família ou se dedicando a alguma atividade de lazer. E, se a prática regular de atividades físicas é um desafio devido à falta de tempo, as opções em algumas companhias podem ser uma solução para a saúde e um estímulo para a interação entre as pessoas. A área de Recursos Humanos que for estratégica logo notará que estimular a prática de exercícios é um apoio importante à produtividade e à redução de absenteísmo e das lesões por esforço repetitivo.

*******************************************************************************************

Aposta diferenciada
Exemplo dessa postura é a Previsul Seguradora. A equipe de Recursos Humanos decidiu investir em atividades inovadoras dentro da empresa e tem conquistado cada vez mais adeptos. Além da prática semanal de ginástica laboral, a seguradora aposta em atividades diferenciadas para promover o bem-estar e o equilíbrio. Uma delas é o shiatsu, que é disponibilizado na própria sala de trabalho,  duas vezes ao mês em sessões que têm duração de cerca de 12 minutos. A vantagem de ser realizado no próprio ambiente de trabalho é que o colaborador não precisa se deslocar ou correr o risco de perder sua hora, já que o profissional vai até a sala realizar a massagem, destaca Irene Pinheiro, gerente de Recursos Humanos da Previsul.

*******************************************************************************************

Interação entre diversos níveis hierárquicos
O tempo também não é desperdiçado com o deslocamento de quem deseja participar das aulas de yoga, pois a empresa disponibilizou um espaço específico para a prática. Notamos a necessidade de oferecer aos funcionários uma prática diferente, fora do ambiente e do horário de trabalho. Em todas estas atividades reforçamos o conceito de igualdade e incentivamos a interação entre colegas de vários níveis já que temos gerentes, analistas, diretores, assistentes e coordenadores, todos no mesmo ambiente cuidando da saúde e diminuindo o estresse do dia a dia, comenta Irene. A iniciativa faz parte do projeto Bem Viver, que, além das atividades regulares, aposta em outras ações de prevenção, como a vacinação dos funcionários contra a gripe dentro da empresa realizada este ano. E a aceitação é observada não apenas na frequência e no baixo índice de turn over da empresa, mas também na postura dos colaboradores.

*******************************************************************************************

Flexibilidade
Outro estímulo para a participação é a flexibilidade de horários. As aulas de yoga realizadas às terças e quintas têm turmas em dois horários e quem deseja participar da que tem início às 17 horas pode compensar o tempo de trabalho em outros dias da semana com o banco de horas. Colocamos o bem-estar dos colaboradores em primeiro lugar e isso precisa ser demonstrado na prática com atitudes simples como esta, que enriquecem a relação, observa a gerente de Recursos Humanos.

*******************************************************************************************

Mudança na percepção
Além dos benefícios para a saúde, a iniciativa da seguradora tem refletido no clima organizacional, com conquistas na interação dos profissionais. As pessoas mudaram a percepção em relação a colegas, seja do mesmo setor ou de áreas diferentes. Depois que iniciamos as práticas, muitos comentam que, ao falar sobre outros assuntos, descobriram várias afinidades e qualidades que fortaleceram as relações onde antes existia apenas o contato profissional, comemora Irene.

*******************************************************************************************

Curtas

* A marca de óculos Absurda nasceu no mundo virtual e ganhou consumidores sem precisar de espaço físico. O projeto, concebido pela WebStorm, possibilitou retorno do investimento em apenas seis meses de operação.

* Casas Bahia e Pontofrio registraram no primeiro dia de Copa um volume de vendas maior do que o verificado em uma 5ª feira comum. Itens como televisores e smartphones foram os mais procurados: cerca de 60% acima da média.no do investimento em apenas seis meses de operação. 

*  A Rede Deville promove, há dois anos, a Coleção do Chef, que traz releituras da gastronomia nacional e internacional sob o ponto de vista exclusivo dos chefs de cada unidade. O sucesso das edições anteriores, somado a uma nova proposta – que inclui harmonização de pratos e vinhos em refeições com o formato executivo – garantem uma experiência gastronômica diferenciada.

*  Curso de Criatividade aplicada aos negócios. Novos conteúdos, práticas, cenários e integrantes. Coordenado por Eloi Zanetti e Jean Sigel. Mais informações: www.facebook.com/Escola de Criatividade.

 *******************************************************************************************

Frase

Quando não somos capazes de mudar uma situação, nos deparamos diante do desafio de mudar a nós mesmos.
(Victor Frankl)