19 de abril de 2024
Assine e navegue sem anúncios

Numa rodada em que a Espanha precisa vencer o Chile para continuar sonhando com a classificação às oitavas de final, será que os espectadores presentes no Maracanã verão mais um prego ser colocado no caixão do tiki-taka ou, pelo contrário, assistirão a uma reedição da fase de grupos da Copa do Mundo da FIFA 2010?

Há quatro anos, os espanhóis também estrearam perdendo, antes de reagirem e conquistarem o título. Aquela inesperada derrota diante da Suíça por 1 a 0, no entanto, foi apenas um tropeço acidental e guarda poucas semelhanças com a goleada sofrida por 5 a 1 contra a Holanda este ano, em que a Roja mostrou sinais preocupantes de cansaço e resignação. Como Vicente del Bosque não é o tipo de treinador que faz mudanças radicais após um revés, ele deve realizar pequenos ajustes e torcer para que o orgulho ferido de seus jogadores dê conta do resto.

No outro duelo do Grupo B, a Holanda terá que se prevenir contra o excesso de confiança diante da interessante seleção australiana, que nunca perdeu para a Laranja Mecânica na história. Por fim, no confronto de derrotados do Grupo B, a Croácia terá a volta de Mario Mandzukic após suspensão, enquanto Camarões espera que Samuel Eto’o possa superar as dores no joelho e entre em campo para brigar pelos primeiros pontos dos Leões Indomáveis.

Os jogos
. Austrália x Holanda (Grupo B), Estádio Beira-Rio, Porto Alegre, 13h (hora local)
. Espanha x Chile (Grupo B), Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, 16h, (hora local)
. Camarões x Croácia (Grupo A), Arena Amazônia, Manaus, 18h (hora local)

Você sabia?
Freguês ilustre
Holanda e Austrália nunca mediram forças em um torneio oficial, mas já disputaram três amistosos. Curiosamente, porém, o retrospecto positivo é dos Socceroos, que garantiram dois empates (0 a 0, 1 a 1) e bateram os holandeses fora de casa no dia 6 de setembro de 2008, com gols de Harry Kewell e Joshua Kennedy.

Feliz aniversário, professor
Fabio Capello, ex-meio-campista da Juventus e da seleção italiana (32 jogos, 8 gols), e hoje técnico da Rússia, festeja 68 anos no dia seguinte à partida contra a Coreia do Sul. Sua primeira missão à frente da seleção anfitriã da próxima Copa do Mundo foi cumprida: classificar o país para o Brasil 2014. Ele ainda tem quatro anos para construir uma equipe que tenha condições de brigar pelo título em 2018.

Deu branco 
Roja parece ter alergia à cor branca. Com efeito, os espanhóis já perderam várias partidas importantes quando tiveram que vestir o uniforme número dois, como os 2 a 1 da Itália nas quartas de final dos Estados Unidos 1994, os 3 a 2 da Nigéria na fase de grupos da França 1998 e o 1 a 0 de Portugal nas quartas da Euro 2004. Essa maldição é ainda mais evidente quando são os adversários que vestem branco, como foi o caso nas Copas do Mundo de 1982 (Alemanha e Inglaterra), 1986 (Bélgica), 1990 (Iugoslávia), 2002 (Coreia do Sul) e 2006 (França).

Jogadores suspensos
Nenhum

Pendurados:
Stefan de Vrij, Jonathan de Guzman, Robin van Persie (NED)
Mark Milligan, Mile Jedinak, Tim Cahill (AUS)
Charles Aránguiz (CHI)
Iker Casillas (ESP)
Dany Nounkeu (CMR)
Dejan Lovren, Vedran Corluka (CRO)

Você vai gostar de ver
O gol de cabeça de Robin van Persie contra a Espanha pode ter sido o mais bonito e espetacular do torneio até agora, mas o atacante holandês faz questão de manter os pés no chão, como explicou em entrevista ao FIFA.com. “O país não pode se empolgar demais. Temos que permanecer realistas.” Sábias palavras, ainda mais porque Ryan McGowan, o jovem lateral-direito australiano de 24 anos, já avisou que os Socceroos não vão entrar em campo de cabeça baixa. “O fato de estarmos no maior torneio do futebol mundial nos dá muita autoconfiança.”

Nesse dia em…
No dia 18 de junho de 2002, em Daejon, Itália e Coreia do Sul se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa do Mundo. A Azzurra se encaminhava para uma vitória magra sobre os coanfitriões do torneio, após um gol de Christian Vieri aos 18 do primeiro tempo, até que Seol Ki-Hyeon empatou a partida a dois minutos do apito final. Empurrados pela torcida, os sul-coreanos acabariam conquistando a virada faltando três minutos para terminar a prorrogação. Ahn Jung-Hwan marcou e garantiu a classificação para as quartas de final graças à regra do Gol de Ouro, que vigorou entre 1998 e 2004.

Divirta-se e ganhe prêmios! 
Você não será o primeiro a chutar uma dessas bolas, mas certamente será o mais feliz a fazê-lo caso tenha a chance. Apresentado pela adidas, o concurso Bola do Pontapé Inicial oferece a você a oportunidade de levar para casa a bola utilizada nos primeiros minutos de um jogo da Copa do Mundo da FIFA 2014! Cada concurso Bola do Pontapé Inicial abre às 4h de manhã (hora de Brasília) do dia da partida em questão e permanece aberto por 24 horas. Você pode participar do concurso quantas vezes quiser, mas só pode enviar uma resposta por jogo!


Comentários
Assine e navegue sem anúncios