A realização da Copa em Curitiba está contribuindo para divulgar uma imagem positiva da cidade no exterior. Além dos turistas que se mostram impressionados com a organização e a beleza da capital, jornalistas de várias nacionalidades também têm divulgado informações muito favoráveis sobre Curitiba.

No principal diário esportivo da argentina, o Olé, o enviado especial Martín Macchiavello começou o relato sobre a partida entre Irã e Nigéria dizendo que em Curitiba tudo parece perfeito, ao ponto que pelas ruas da cidade os torcedores do Irã também apoiavam a Nigéria. O texto ainda exalta os bairros baixos e em ordem, as ruas boas para caminhar, a grande presença de árvores e o baixo índice de analfabetismo da cidade, que tem a melhor educação básica entre as capitais do Brasil. Macchiavello também lembra que o transporte público daqui inspirou o que hoje é o Metrobus de Buenos Aires.

O jornal The National, de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, não economizou elogios para Curitiba. O jornalista John McAuley, que assina o texto, descreve a cidade como limpa, arborizada e organizada, e rebate a visão disseminada no Brasil de que o curitibano é muito sério. Para McAuley, timidez é uma palavra mais apropriada para descrever o povo de Curitiba. Todo mundo aqui recebe-o com um sorriso amigável, rapidamente seguido por um curioso, mas amável, olhar, escreveu ele.

Em matéria publicada no site Bem Paraná, o jornalista Sílvio Rauth Filho relata uma conversa com o colega iraniano Amir Kiarash, no centro de mídia da Arena. O asiático, que cobriu as Copas de 2006, na Alemanha, e 2010, na África do Sul, disse que Curitiba está no mesmo nível das cidades-sede desses países. Tudo está funcionando bem, as pessoas são simpáticas e oferecerem ajuda nas ruas, relatou o correspondente, que acompanhou do estádio o empate sem gols entre Irã e Nigéria.

Na cidade para acompanhar a seleção de Honduras, que enfrenta o Equador na sexta-feira (20), os jornalistas Julio Cesar Nunez e Jimmy Rodríguez, da Radio HRN, da capital Tegucipalpa, fizerammuitos elogios a Curitiba. “Fiquei bem impressionado com o sistema de transportes, a mobilidade, o Hibribus e as canaletas exclusivas para ônibus, que começam a ser implantadas agora em Honduras”, disse Nunez. Rodríguez gostou da limpeza da cidade e dos prédios do centro. “Observei que em torno da Biblioteca Pública há muitas bancas de jornal, o que dá um aspecto especial ao centro da cidade, que é muito limpo e bem conservado, disse.

Não bastasse a impressão positiva quanto à organização, à limpeza e ao transporte público, Jimmy Rodríguez vai levar outra boa lembrança quando deixar Curitiba. Adorei o cachorro-quente de vocês. Esse sanduíche é muito famoso, mas eu não esperava que fosse tão bom, contou o hondurenho, hospedado em um hotel do centro, cercado de carrinhos especializados na iguaria feita com a vina curitibana.

Cuneyt Kirian, comentarista esportivo de uma emissora de TV turca que trabalhou no feriado de Corpus Christi nas dependências do Centro Aberto de Mídia da Prefeitura de Curitiba, elogiou a estrutura disponível para os profissionais de imprensa que atuam na cobertura dos jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014 na cidade. Tem tudo o que possuem outros espaços do gênero, mas o diferencial é o atendimento acolhedor e mais próximo, para orientar os jornalistas e repórteres em suas diferentes demandas por informações, disse.

Kirian é comentarista esportivo há 16 anos e esta é a segunda Copa do Mundo que cobre. Em 2006, ele foi à Alemanha. Ao todo, 35 profissionais da TV pública EBU/TRT Turkish estão trabalhando em um escritório na cidade do Rio de Janeiro e percorrendo as demais sedes do Mundial espalhadas pelo Brasil. Kirian cobre, nessa primeira fase da Copa, duas partidas em Porto Alegre e outras duas em Curitiba.

Ele ainda não teve tempo de fazer passeio turístico por Curitiba, mas diz que o que conheceu da cidade é suficiente para levar a impressão de ser um bom lugar para viver. Apesar da isenção profissional, ele não nega que torce pelo Brasil desde pequeno – uma afinidade reforçada pelas boas lembranças deixadas pelo jogador Alex, do Coritiba em sua passagem pelo Fenerbahçe, da Turquia, time do coração do jornalista.