O quadro da disputa eleitoral paranaense vai se definindo. Após na sexta-feira o PMDB surpreender e optar pela candidatura do senador Roberto Requião a governador em vez do apoio à reeleição de Beto Richa (PSDB), mais dois partidos definiram neste sábado (21) o destino eleitoral. O PDT do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet,  decidiu que apoiará a candidata do PT ao governo, Gleisi Hoffmann, o que dará mais  36 segundos no horário eleitoral no rádio e na televisão para os petistas.

Já o PSB confirmou o apoio a candidatura de Beto Richa ao governo do Paraná e de Alvaro Dias ao Senado.

PV não decidiu se lançará o nome de Rosane Ferreira como candidata ao governo ou se indicará Rosane para a vaga de vice na candidatura de Requião.

 

A convenção estadual do PMDB aprovou na sexta a candidatura própria do senador Roberto Requião ao governo. Por 319 votos contra 250, os convencionais do partido rejeitaram a proposta de aliança com o PSDB do governador Beto Richa. Houve ainda quatro votos nulos e um em branco. “Hoje fizemos aqui o primeiro turno da eleição para o governo do Estado”, comemorou Requião, após a proclamação do resultado.

A vitória da candidatura própria surpreende, já que o grupo que defendia a aliança era formado por 11 dos 13 deputados estaduais do PMDB, e recebeu ainda o reforço do ex-governador Orlando Pessuti, que na terça-feira desistiu de disputar a convenção para apoiar a reeleição de Beto Richa.