As cidades de Curitiba, Brasília, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo têm instaldos, durante o período de Copa do Mundo, o quiosque da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável. Em Curitiba, o espaço para venda de produtos orgânicos e agricultura familiar começou a funcionar no sábado (21) no estacionamento do Parque Barigüi, próximo ao Centro de Eventos do parque. O local permanecerá aberto de segunda a domingo, das 10h às 18 horas, até sexta-feira, para estimular o consumo e a comercialização desses produtos. Em dias de jogos do Brasil o funcionamento será em horários especiais.

A iniciativa faz parte da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para o período da Copa do Mundo FIFA 2014. Além de Curitiba, os quiosques estarão instalados em mais nove cidades-sede da Copa:.

O quiosque de Curitiba oferece produtos de seis fornecedores, selecionados por meio de uma chamada pública: Cooperativa dos Agricultores Familiares de Rio Fortuna de Santa Catarina, Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), Cooperativa de Fortalecimento da Agricultura Familiar do Planalto Norte (COOPERFAP), Cooperativa dos Beneficiadores Artesanais de Castanha de Caju do Rio Grande do Norte (COOPERCAJU), Cooperativa de Produtores de Café Especial de Boa Esperança (MG) e Cachaçaria Velho Alambique (RS).

A campanha pretende mostrar aos consumidores brasileiros e estrangeiros a qualidade e o potencial da agricultura familiar no Brasil, cada vez mais organizada e estruturada para atender ao mercado. Como incentivo a promover uma alimentação saudável e consciente, os voluntários que atuarão nas 12 cidades-sede da Copa pelo programa Brasil Voluntário receberão, durante a atuação, um kit para lanches com produtos da agricultura familiar como complemento da alimentação.

A Campanha Brasil Orgânico e Sustentável é uma iniciativa do governo federal. Os detalhes da campanha podem ser conferidos no endereço www.brasilorganicoesustentavel.com.br.

Festival

Paralelamente, a Secretaria Municipal do Abastecimento promove até 13 de julho o Festival de Aromas e Sabores, no Mercado Municipal. O evento inclui a exposição e a degustação de produtos e marcas produzidas na região. Entre os produtos a serem apresentados há cachaças, cervejas, frutas, café, erva-mate e da agroindústria local. Além disso, durante o evento também será feita a divulgação de roteiros turísticos de produtos regionais da região metropolitana de Curitiba, como a rota do pinhão.