Por conta das novas regulamentações do Governo Federal no âmbito das relações trabalhistas, como por exemplo, o eSocial, percebeu-se uma preocupação das empresas no entendimento e operacionalização dessas novas medidas. Para entender o impacto dessas medidas na implantação do eSocial, conversamos com Shirley Schade, especialista em eSocial do Grupo Employer – Organização de Recursos Humanos.

*******************************************************************************************

Qual a finalidade da criação  do eSocial?
O eSocial é um projeto do Governo Federal que vai coletar as informações descritas no objeto do eSocial, armazenando-as no Ambiente Nacional do eSocial, e isso possibilitará aos órgãos participantes do projeto, sua efetiva utilização para fins previdenciários, fiscais de apuração de tributos e do FGTS. Atualmente os empregadores são obrigados a informar diversas declarações e documentos (MANAD, SEFIP, CAGED, DIRF, RAIS, PPP, entre outros) que possuem as mesmas informações, com o eSocial os empregadores irão prestar informações de forma unificada e padronizada, eliminando erros e reduzindo custos operacionais.

*******************************************************************************************

Quais impactos para as empresas e o RH?
O impacto será para toda a empresa, pois o eSocial exigirá informações de diversas áreas. O RH tem responsabilidade em cerca de 60% dessas informações, estando também inclusa a parte referente à Segurança e Medicina do Trabalho. No entanto existem outras áreas que também estão envolvidas como a área Financeira, Contábil, Fiscal e Jurídico. Isso faz do eSocial um projeto que envolve um esforço sistêmico de várias áreas de negócio nas organizações. O RH deverá alinhar o processo de admissão, afastamentos, desligamentos, conforme os prazos do envio dos arquivos solicitados no eSocial. Atualmente temos as informações ocorrendo mensalmente ou anualmente, com o eSocial essas informações serão enviadas pontualmente e alguns arquivos no final do mês.

*******************************************************************************************

O eSocial exigirá uma maior comunicação e sincronia entre as áreas da Empresa?
Sim, com certeza. A comunicação é um item fundamental para que as informações sejam prestadas ao Governo de forma coerente e padronizadas. A sincronia dessas informações também deverá acontecer para que sejam cumpridos os prazos dos envios dos arquivos do eSocial.

*******************************************************************************************

Como as empresas estão se estruturando para a implantação?
Como o Governo ainda não liberou a versão final do Manual de Orientações do eSocial e o cronograma extraoficial aponta o início da implantação do eSocial somente para 2015, aqui na Employer estamos nos adiantando fazendo o censo dos nossos colaboradores que ajudará na Qualificação Cadastral no site do Governo. Essa qualificação trata-se de uma etapa preliminar do eSocial que deverá reunir a identificação dos colaboradores por meio do – PIS , CPF , Data de Nascimento e Nome.  Esses quatro dados devem estar corretos nos órgãos envolvidos (CEF, INSS, MTE e Receita Federal), sem isso o ambiente do eSocial não receberá nenhuma informação do trabalhador e consequentemente os empregadores teriam dificuldades no cumprimento da obrigação. Então, nós do Grupo Employer, que também trabalhamos com terceirização de mão de obra, temos uma grande variação no número de colaboradores, assim precisamos garantir que esses dados dos trabalhadores estejam corretos para quando começarmos o envio dos arquivos ao eSocial conseguirmos  evitar possíveis inconsistências relacionadas a documentos dos mesmos. Como o Governo também não disponibilizou a ferramenta para envio da Qualificação Cadastral, estamos utilizando a solução soueumesmo.com.br para realização do censo. Essa solução permite o cadastramento de todos os colaboradores, o envio em lote desses cadastros para o sistema do Governo e nos devolve um arquivo de retorno.
Mais informações: www.employer.com.br

*******************************************************************************************

Curtas

*  Encontro discute rentabilidade e produtividade do agronegócio . As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de junho por meio do fone (42) 3028-4550 ou pelo link http://goo.gl/d0PDvv.

* TOTVS lança aplicativo com função touch para consultórios médicos. Solução tem funcionalidades específicas para o segmento, como gestão de consultórios e prontuário eletrônico, além de oferecer ferramentas de mobilidade.

*  Novo sistema construtivo ecoeficiente é apresentado ao mercado. Tecnologia desenvolvida pela Sustentábil – Sistemas Construtivos Carbono Zero foi lançada em um coquetel para cerca de cem pessoas. O sistema de construção da Sustentábil – Sistemas Construtivos Carbono Zero foi lançado na noite de ontem (quinta-feira, 05), no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.O portfólio de produtos pode ser consultado pelo site www.sustentabil.com

*******************************************************************************************

Frase

Não arrisque mais do que você pode perder, mas arrisque alto o suficiente para que um eventual ganho tenha relevância
(Ed Seykota)