O espetáculo infantil de sombras “Irmãos Zulus”, da Companhia Karagozwk, se apresenta no Teatro do Piá, neste domingo (29), às 11h. Criada em 1985, a companhia mantém a tradição de apresentar peças inspiradas em contos afro-brasileiros, desta vez dando vida a um dos textos do premiado escritor mineiro Rogério Andrade Barbosa. 

A técnica de teatro de sombras, que consiste na projeção de sombras por meio da manipulação de bonecos de varas entre uma luz e uma tela, já era conhecida na China, antes de Cristo. Atualmente, essa arte milenar se enquadra no gênero de teatro de bonecos e de formas animadas, sendo considerada protótipo do cinema e da animação com marionetes.

A garotada conhecerá um pouco da África, com a história de Malandela. O jovem seguia a trilha de seus irmãos que tinham partido em busca de fortuna. Depois de muito procurar, Malandela os encontrou e, juntos, continuaram a jornada. No caminho passaram por um reino muito estanho, no qual todos os habitantes foram transformados em pedras, vítimas de algum feitiço.

Um ancião contou que a vida poderia voltar ao local, caso os irmãos realizassem três tarefas. O escritor Rogério Andrade Barbosa conheceu essa narrativa encantadora entre os Zulus, uma população que vive ao sul do continente africano, perita nas artes de bordar adornos e de contar histórias. Durante o espetáculo, a plateia descobrirá que a vida das formigas é tão valiosa quanto a nossa, bem como a de outros animais. Também conhecerá lindas princesas de pedra e terá contato com a sabedoria do universo africano e o quanto ela pode nos inspirar e ensinar.

Serviço:
Peça de teatro de sombras Irmãos Zulus, com a Companhia Karagozwk. 
Data e horário: dia 29 de junho de 2014 (domingo), às 11h.
Local: Teatro do Piá (Palacete Wolf – Praça Garibaldi, 7 – Centro). 
Classificação livre
Entrada franca