Entre as inúmeras atrações da Fan Fest, que acontece na Pedreira Paulo Leminski durante a Copa do Mundo, o estande do Ministério da Cultura tem sido palco para os talentos curitibanos. Violeiros, cantores, poetas, capoeiristas, dançarinos e artistas de circo ocupam aquele espaço, conforme a programação organizada pela Fundação Cultural de Curitiba.

Já se apresentaram no espaço MinC os músicos Campo Grande (música caipira), Henrique & Fernando (música sertaneja), Serra Acima Trio (música regional) e João Lopes (O Bicho do Paraná) com seu grupo formado por Carmen Lopes (voz e percussão), Gilberto Zanelatto (violino) e Fábio Oliveira (viola). O violonista Vinícius Chamorro e o trompetista Saul Trumpet acompanharam as poetas Dara Dallarmi e Juliana Erthal, na apresentação de clássicos da MPB .

Recitais literários descontraídos sob a coordenação do poeta Luiz Carlos Brizola deram o tom ao estande com vários escritores: Arlete Klens, Paulo Roberto de Jesus, Celio Roberto Jamaica, Oscar Jesus Klentz, Goretti Bussolo, Elieder Côrrea da Silva, Carla Ramos, Albertina Laufer, Desi Veloso, Rocio Vaz, Jefferson Dieckmann, Josette Garcia – além de outros como Lucas e Filósofo Gnomo, que estavam na Pedreira para assistir aos jogos e resolveram participar também do Sarau Popular. A escritora, dançarina e artista plástica Marlene dos Santos também foi uma das atrações e emocionou o público com sua coreografia de libertação da mulher oprimida pela violência doméstica.

Nos próximos jogos, a programação do espaço conta com números dos palhaços da Cia. 60, exibição do trailer do filme Caçadores de Espécies e o Símbolo Secreto da Arquiteto Produções e os capoeiristas do grupo Força da Capoeira – que fizeram rodas antes, durante e depois do jogo Brasil contra Camarões. Gostaram tanto que querem voltar em jogos seguintes. O grupo chamou a atenção de brasileiros e estrangeiros. “Todos curtiram. Foi muito alto astral, festejou Adriane Perin, jornalista, produtora cultural e capoeirista. Para Adriane Perin, a capoeira não poderia ficar fora da Fan Fest, já que é uma expressão genuína da cultura brasileira.

Além da participação dos artistas curitibanos, o espaço está oferecendo gratuitamente produtos culturais feitos por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, como livros, CDs e DVDs.