A Tecnoflex, empresa paranaense de mobiliário corporativo, já é a maior do seu ramo no Paraná e não para de crescer. Desde outubro de 2013 em obras, a fábrica irá expandir sua área em mais de cinco mil metros quadrados, possibilitando uma produção três vezes maior do que a atual. O objetivo é equipar o espaço com novas máquinas de acordo com o surgimento de demanda para o desenvolvimento de novos projetos. Esta ampliação vem de encontro ao plano de expansão da marca, que nos últimos dois anos investiu aproximadamente seis milhões de reais na compra de equipamentos mais modernos e gastos com obras. A nova área da Tecnoflex contará com 4.800 metros quadrados de espaço fabril e 820 metros quadrados divididos entre portaria, área administrativa, showroom, refeitório e vestiários. Carreira & Cia conversou com o diretor executivo da empresa, Márcio Duarte.

Como está o segmento moveleiro e quais as motivações da expansão? 
Atuamos em um nicho do mercado moveleiro que é o mobiliário corporativo. É um segmento bastante exigente que, além dos quesitos design e qualidade, exige que atendamos a leis ambientais e que os produtos estejam dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e também respeite as questões trabalhistas (NR17). Acreditamos que a preocupação crescente com o bem-estar dos funcionários faz com que o mobiliário corporativo de qualidade tenha um espaço cada vez maior dentro das empresas e esta é a nossa motivação para continuar investindo no setor.

Esta expansão implica em novas contratações e geração de empregos?
Com certeza. Com a ampliação teremos condições de atender novos mercados dentro do Brasil e também da América do Sul, e isso, consequentemente, abrirá novas vagas de emprego.

Quanto já foi investido em modernização de equipamentos?
O total dos investimentos com ampliação da área fabril, mais a aquisição de novos equipamentos, totalizará aproximadamente seis milhões de reais. Este processo de modernização iniciou-se em 2012 e deverá ser concluído até o final deste ano.

Quais estados são mais compradores dos produtos da empresa?
Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Quais contas corporativas mais importantes para a empresa?
Grupo Vale, Gerdau, Petrobras, BNDES, Lenovo e Alstom, além de vendas ao Governo (Federal, Estadual e Municipal).

Alguma outra informação importante sobre o momento de expansão da empresa e ampliação da fábrica que ache importante passar?
Hoje a Tecnoflex possui certificações internacionais de qualidade (ISO9001), certificação ambiental (ISO14000), certificação da Origem da madeira (FSC) e a nossa ampliação nos possibilitará buscar a Certificação de Saúde e Segurança Ocupacional (OHSAS 18001). Todo o projeto de ampliação fabril foi pensado para evitar o desperdício de energia, privilegiando a entrada de luz natural e proporcionando maior conforto térmico para os colaboradores. Assim como nossos produtos são ecologicamente corretos, também aplicamos a filosofia de proteção ao meio ambiente dentro da fábrica e galpão, que terão o que há de mais moderno nesse quesito. Como nossa demanda cresce progressivamente, não queremos deixar de atender nossos clientes com qualidade e eficiência. Portanto, a ampliação entra em um momento de crescimento e aprimoramento da empresa, visando expandir os negócios e, ao mesmo tempo, mantendo o padrão de excelência Tecnoflex.
Mas informações: www.tecnoflex.com.br

*******************************************************************************************

Curtas

* Uma das mais tradicionais churrascarias de Curitiba, a Saanga Grill vai comemorar em grande estilo seus 17 anos, com a inauguração de um novo espaço, totalmente modernizado, mais charmoso e requintado, além de novidades no cardápio.

* A Link Monitoramento, primeira empresa do país a atuar com rastreamento de veículos no formato de franquia, cria a empresa Link Rental com o objetivo de alugar equipamentos de rastreamento a franqueados.

* O GPA lança seu Relatório Anual e de Sustentabilidade e apresenta os resultados de 2013, marcado pela inauguração de 128 lojas no país e crescimento de 13,4% em sua receita líquida, que foi de R$ 57,7 milhões.

* A SOFHAR agora faz parte do programa CityNext, da Microsoft. Com seu software P³G, desenvolvido para auxílio no controle dos indicadores de sustentabilidade, a empresa agora integra um seleto grupo que, junto com a gigante americana, trabalham para contribuir para o desenvolvimento de cidades inteligentes.

*******************************************************************************************

Frase

Ser generoso é quando recebemos algo melhor do que damos. A reação é maior do que a ação.
(Orison Swett Marden)