Dois municípios paranaenses receberam novos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), entregues na última segunda-feira (30) pelo Governo do Estado. Bom Sucesso do Sul, no Sudoeste, e Iretama, na região central do Estado, receberam novas unidades para ofertar serviços de proteção social básica às famílias. Cada uma tem capacidade para atender até 2.500 famílias dentro do seu território de abrangência. 

Os novos prédios receberam investimentos de R$ 312,9 mil em recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), aprovados pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, destacou que a ampliação da rede Cras visa fortalecer o trabalho social realizado nos municípios. Com as novas unidades podemos estender o atendimento para mais famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e ajudá-las a mudar sua condição de vida afirmou.

O principal serviço de Proteção Social Básica oferecido no Cras é o de Proteção e Atendimento à Família (Paif), que tem como finalidade assegurar que as famílias em situação de vulnerabilidade social tenham atendimento e acompanhamento especializado, além do acesso aos programas e benefícios sociais.

EXPANSÃO

Desde 2011, foram construídas 39 novos Cras no Paraná. Atualmente, os equipamentos estão presentes nos 399 municípios, totalizando 547 unidades localizadas em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social. 

O Cras de Iretama está localizado na Travessa Manoel Bandeira, s/n e o de Bom Sucesso do Sul à Rua Inácio Drancka, s/n, em frente ao Posto de Saúde.