Os trabalhadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Paraná, em greve desde 26 de maio, realizaram um ato público ontem, em frente à sede da Unidade Estadual do IBGE no Paraná, na Rua Visconde do Rio Branco, em frente à Rua 24 Horas. No ato, os trabalhadores distribuiram pedaços de pizza para a população. As pizzas tinham nomes de diretores da empresa.
A manifestação novamente chamou a atenção para a precarização do serviço do IBGE e as ameaças que os trabalhadores parados recebem das chefias, denuncia o comando de greve do Núcleo Paraná do sindicato nacional da categoria.

O IBGE confirmou que recebeu o despacho do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinando que a direção do órgão informe se a adesão à greve de funcionários está acima do patamar máximo de 30% determinado por uma liminar judicial.
O despacho foi emitido na noite de terça-feira pela ministra Assusete Magalhães. Segundo o IBGE, o instituto responderá dentro do prazo determinado pela Justiça, de até cinco dias úteis, após o fim do recesso do STJ. O Judiciário só retornará do período de recesso em 1º de agosto.
O último balanço divulgado pelo IBGE, referente à semana passada, apontava uma adesão de 15% dos funcionários à paralisação.